Primeiro single do duo Festim, ‘Resgate’ foi lançado no último dia 29 de maio e já atingiu mais de 1 mil reproduções em menos de uma semana nas plataformas digitais. EP está previsto para sair em agosto deste ano. Festim lança a música “Resgate” em EP de lançamento
Fernando Ocazione
A dupla Festim, formada pelo acreano Dito Bruzugu e pelo carioca André Moreno, ambos cantores e compositores, lançou no último dia 29 de maio seu primeiro single: “Resgate”, em todas as plataformas de música. Com produção musical de Luã Yvys, a canção romântica é o primeiro lançamento do projeto “Bipolar”, EP autoral que sai em agosto deste ano e que contará ainda com duas participações para lá de especiais: Elba Ramalho e Ney Matogrosso.
LEIA MAIS:
No Acre, banda ‘Os Descordantes’ grava primeiro álbum autoral
Banda Os Descordantes divulga novo single e vai lançar segundo álbum no AC
Banda ‘Os Descordantes’ lança primeiro clipe durante festival
Com sete faixas, as mais aguardadas são as músicas “Enxote”, com a paraibana Elba Ramalho, e “Não Te Quero Mais!”, parceria com Ney Matogrosso. A faixa já lançada no fim do mês passado abre o projeto que nasceu de um encontro do acaso, entre os músicos o produtor.
A primeira música, “Resgate”, é uma canção romântica, sensível e que sintetiza esse emaranhado de influências e a conexão dos dois artistas, já atingiu mais de 1 mil streamings em menos de uma semana. Ouça aqui.
Festim
André Moreno é violonista e compositor desde a adolescência. Dito Bruzugu é cantor, músico, compositor, produtor cultural e jornalista. Os dois formaram o duo Festim, em 2019, após se conhecerem através de amigos em comum. Casas cariocas de São Paulo já receberam apresentações dos artistas.
Eles produzem um som repleto de brasilidades, com a promessa de encantar o público com a união da sonoridade do Norte e do Sudeste do país. As canções da dupla encantaram o músico, cantor e compositor Luã Yvys, que adotou o projeto Festim, e que assina a produção musical não apenas desta faixa já lançada, mas de todas que virão nos próximos meses.
Dito explica que o Festim iria gravar um disco com outras pessoas, e quando estava em processo de negociação, os dois conheceram Yvys em um Sarau, no Rio de Janeiro. Acabou que o projeto que eles tinham em mente não deu certo, e Yvys, que é filho da Elba Ramalho, os viu tocar e entrou no projeto.
“A gente tocou, o Luã viu a gente tocar, e depois a gente fez amizade com ele, sem saber quem ele era. Depois que a gente se apresentou, no dia seguinte e ele me convidou pra ir conhecer o estúdio lá da Elba. Imagina, eu tava no Rio num dia normal, num sarau, no dia seguinte eu tava na casa da Elba, conhecendo ela e o estúdio. Não rolou com a outra galera de gravar, e aí a gente conversou com o Luã que topou produzir, topou estar junto com a gente, ofereceu uma parceria muito legal pra gente, porque ele gostou muito do nosso trabalho e acabou rolando com ele, e foi muito bom, foi muito incrível” comemora Bruzugu.
As influências musicais do Festim são variadas e incluem nomes da música nordestina, como Elba, Zé Ramalho, Alceu, Geraldo Azevedo e Chico César; artistas consagrados da MPB, como Chico Buarque; destaques da cena mineira como Milton Nascimento e Lô Borges; o tropicalismo de Gil, Caetano, Bethânia e companhia; além do brit pop, desde Beatles a Oasis.
Moreno fala que essa primeira música lançada se torna ainda mais especial, já que é a primeira composta pelo duo. “Quando eu conheci o Dito, foi uma conexão imediata. Eu pedi o telefone dele para um amigo e descobri que ele também tinha pedido meu telefone. Essa música é muito simbólica. É a primeira canção que fizemos juntos, nossa primeira experiência. Foi quando tivemos a certeza de que iríamos embarcar nessa aventura”, afirma.
Nova música já foi ouvida mais de 1mil vezes em plataforma de streaming
Fernando Ocazione
Parcerias
Bruzugu conta que o EP completo foi gravado na casa da Elba Ramalho, no estúdio dela. Ao verem que a música “Enxote” combinaria muito com a cantora, decidiram fazer o convite de participação. “A gente sempre encontrava com ela, e quando a gente tava gravando essa música, a gente achou a cara dela, a onda dela, e aí a gente sugeriu dela participar. O Luan fez o convite a ela como produtor musical, e ela ouviu a música, gostou e topou participar. Isso foi muito legal, foi massa, a gente ficou muito feliz com a participação dela, uma lenda da música brasileira”, celebra.
Outra colaboração do EP que poderá ser conferido por completo em agosto, é a música “Não te quero mais!” com o Ney Matogrosso, que segundo Bruzugu, topou na hora, gravar com a dupla iniciante. “O nosso empresário já tinha feito alguns trabalhos com ele e a gente também tem uma música que a gente achava que era a cara dele e a gente queria fazer o convite a ele. O convite foi feito através do nosso empresário e ele topou aceitou de primeira assim, adorou, adorou a música também”, afirma o músico.
Os cantores e compositores se dizem muito felizes com o projeto e asseguram que as expectativas são grandes para os lançamentos que ainda virão. “É uma loucura, a gente está muito feliz com isso, a gente está realmente sem acreditar. Nosso disco de estreia temos duas participações tão lendárias da música brasileira, cantores que são referência para a gente, que a gente cresceu ouvindo, que a gente adora, que a gente é muito fã, e está sendo uma experiência muito legal”, comenta Bruzugu.
Dito também faz parte da banda acreana “Os descordantes”, que lançou em 2014 seu disco “Espera a Chuva Passar” na internet, com 11 músicas autorais. Em 2017, a banda lançou seu segundo CD e continua ativa, porém para shows mais esporádicos.
VÍDEOS: g1