20 de setembro de 2024

Adaf inicia campanha de vacinação contra febre aftosa em oito municípios do AM

Produtores têm até o dia 30 para vacinar o gado, e até 15 de maio para notificar o órgão. Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no AM.
Arquivo/Secom/GEA
Pecuaristas das cidades de Presidente Figueiredo, Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá, começaram a vacinar seus rebanhos nesta segunda-feira (1º). A campanha segue até o final do mês e os fazendeiros devem comunicar à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas até o dia 15 de maio.
Amazonas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação, diz Governo Federal
Paralelamente, os 41 municípios envolvidos na primeira etapa também seguem vacinando até o dia 30, de modo que a vacinação será encerrada em todo o estado até essa data.
“A partir daí, o Amazonas todo será considerado livre de aftosa sem vacinação, mas o status só será confirmado se superarmos a meta de 95% de cobertura vacinal”, disse o diretor-presidente da Adaf, José Omena.
O produtor José Mário Resende, proprietário da Fazenda Agroindustrial São José, reconheceu o empenho da Adaf, não apenas na erradicação da febre aftosa, mas no apoio geral que presta ao setor primário. “Os desafios são enormes, mas vamos avançando passo a passo”.
Para o pecuarista Hermenegildo Barroso da Silva, de Presidente Figueiredo, não ter que vacinar o rebanho é um sonho de todo produtor, principalmente dos pequenos como ele.
“A vacina em si é barata, mas vacinar não é simples. É uma despesa que exige investimento, pessoas, é um obstáculo a mais e sabemos que, no Amazonas, isso não é fácil. Por isso, temos que fazer nossa parte para que essa seja mesmo a última vacinação”, disse.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias