17 de novembro de 2024

Admiradores de Isabel Salomão, que morreu aos 100 anos, relembram momentos com a médium: ‘minha vó se reergueu com sua força e ajuda’


Ao lado de nomes como Chico Xavier, que atuou até os 91 anos, e Divaldo Franco, que tem 97 anos, Isabel Salomão ficou conhecida pelas ações de caridade e ajuda ao próximo, que a transformaram em uma médium de referência na doutrina espírita. Médium Isabel Salomão
Reprodução/Redes Sociais
Considerada uma das médiuns mais destacadas do espiritismo no país, Isabel Salomão morreu no último dia 11 de novembro, aos 100 anos, em Juiz de Fora. Ao lado de nomes como Chico Xavier, que atuou até os 91 anos, e Divaldo Franco, que tem 97 anos, Isabel Salomão ficou conhecida pelas ações de caridade e ajuda ao próximo, que a transformaram em uma médium de referência na doutrina espírita.
Isabel Salomão completa 100 anos
TV Integração/Reprodução
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A notícia da morte da médium repercutiu entre adeptos da doutrina espírita, admiradores e pessoas que receberam, de alguma forma, ajuda e acolhimento de Isabel Salomão.
Ao g1, Vera Schmitz lembra do momento difícil que passou no nascimento do filho, que nasceu sem um dos pés e precisou passar por uma cirurgia para amputar o outro logo após o parto.
“Foi muito difícil, até que chegou uma enfermeira que eu nunca tinha visto e falou comigo que a Dona Isabel mandou falar que esse filho veio para você, você foi escolhida. Ele era para ser seu mesmo. Você tem capacidade de cuidar”, lembrou.
Segundo Vera, tudo mudou depois dessa mensagem: “Antes eu estava com muito medo, acho que tive uma crise nervoso, mas depois eu me arrastei até o berçário, onde meu filho estava na incubadora, e vi meu filho pessoalmente”.
Ao longo da vida, o filho de Vera passou por 35 cirurgias, todas um sucesso. Hoje ele trabalha como artista plástico.
“Quando soube do falecimento dela lembrei de todas as coisas que aconteceram naquela madrugada do nascimento do meu filho, e da linda mensagem que ela mandou sem ao menos me conhecer.
Vera ao lado do filho
Vera Schmitz/Arquivo pessoal
Rafael Neiva também tem uma história com Dona Isabel. Ele conta que a médium foi uma grande fonte de luz para sua avó, Edith Teixeira Neiva, em um momento de luto.
“Meu avô morreu em 1973, e minha avó, com todo o sofrimento e desgaste emocional da partida dele, entrou em uma forte depressão”, disse Rafael.
Edith Neiva ao lado do esposo
Rafael Neiva/Arquivo Pessoal
A partir daí, o contato entre Dona Isabel e a família ficou mais fortalecido, com realização de passes espirituais transmitidos pela médium, que aconteciam na própria residência da família.
“Foi iniciado um lindo trabalho, importante e humano para levar através de Deus a paz, serenidade e entendimento da partida. A saudade do meu avô sempre existiu enquanto minha vó esteve conosco nesta vida terrena, até 2020, mas a partir das preces, fé e as palavras de uma pessoa estudada, que viveu para ajudar ao próximo, em todos os aspectos, minha avó se reergueu com sua força e a ajuda do atendimento da Dona Isabel”, completou o neto.
Morre Isabel Salomão, médium referência na doutrina espírita
LEIA TAMBÉM:
Quem era Isabel Salomão, médium que morreu aos 100 anos em MG
Famosos, amigos e casas espíritas se despedem de Isabel Salomão; veja homenagens
Quem era Isabel Salomão, médium que morreu aos 100 anos em MG
Vida dedicada ao próximo
Memória MG: 100 anos de Dona Isabel Salomão
Desde cedo, Isabel Salomão demonstrou empenho em proporcionar acesso à educação. Aos 14 anos, Isabel Salomão fundou uma escola para filhos de lavradores na região de Rochedo de Minas, onde trabalhou como professora.
Isabel Salomão completou 100 anos em setembro de 2024
TV Integração/Reprodução
Anos depois, já como uma figura ativa na comunidade, a médium reservava as quartas-feiras para atender os doentes na sala do apartamento dela, enquanto os filhos ainda eram crianças.
Entre os trabalhos, a Federação Espírita Brasileira destaca as iniciativas de Isabel Salomão na ‘A Casa do Caminho’, como atendimentos na área da educação voltados para famílias em situação de vulnerabilidade social na região.
Em 1979, ela também criou o Plantão de Socorro Espiritual. A iniciativa contava com uma equipe de acolhimento para escuta e funcionava 24 horas, chegando a realizar até 500 atendimentos em um único dia.
Isabel Salomão e crianças atendidas por ela em Juiz de Fora
TV Integração/Reprodução
📲 Siga o g1 Zona da Mata no Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Mais Notícias