27 de dezembro de 2024

Adolescente cumpre promessa feita há 13 anos e doa cabelo para pacientes com câncer após sobreviver a condição de saúde


Morte de uma amiga também motivou a jovem a destinar as mechas ao Hospital de Esperança, em Presidente Prudente (SP). Adolescente de 13 anos doa mechas de cabelo ao Hospital de Esperança
Um gesto que pode melhorar o dia de quem enfrenta uma dura realidade. Pensando nisso, a adolescente Thayla Noemy Rocha de Carvalho Oliveira, de 13 anos, deixou o cabelo crescer e cortou para doar a pacientes com câncer. A atitude foi motivada por uma promessa feita pela mãe enquanto Thayla era bebê e depois de ter perdido uma amiga para a doença.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Mãe e filha vieram de Martinópolis (SP) até o Hospital de Esperança, em Presidente Prudente (SP), para entregar as mechas cortadas após fazer aniversário. O gesto tem muitas motivações por trás. Uma delas é uma promessa feita por Lucimeire Cristina Rocha, enquanto Thayla possuía apenas semanas de vida, época em que sofreu quadros de engasgo.
“O primeiro engasgamento que ela teve foi com 40 dias de nascida, onde ela ficou roxinha e começaram todos os problemas. Descobrimos todas as ‘ites’ dela. Ela tem bronquite, asma, teve bronquiolite, ficou internada várias vezes. Com o tempo, foi passando e a Thayla foi apresentando cada vez mais engasgos, dela ficar roxinha na minha mão, de ter que sair correndo às pressas para poder socorrer ela. Eu tinha medo de cuidar da minha filha no começo, eu não ficava sozinha, minha casa era sempre cheia de gente, eu não conseguia ficar com ela porque tinha medo dela engasgar”, contou a mãe de Thayla.
Foi em uma das crises mais graves, sem saber se a filha iria sobreviver, que a auxiliar de saúde e cuidadora decidiu fazer uma promessa.
“Eu entrei no hospital com ela roxa, em um desespero só, eu e minha mãe estávamos com ela e naquele dia eu entreguei ela na mão de Deus. Naquele dia eu ajoelhei, chorei e falei que se Deus me desse ela, aos 13 anos eu cortava o cabelo dela e entregava na basílica [de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP)]”, disse.
Ao longo dos 13 anos de vida, Thayla já recebeu vários diagnósticos de saúde. Além dos problemas respiratórios, ela tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), quadro depressivo e um dos lado do cérebro dela ainda está em desenvolvimento. A perspectiva sempre foi de uma vida cheia de limitações, mas todos os dias a adolescente mostra exatamente o contrário.
Adolescente de 13 anos doa cabelo para pacientes com câncer, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Pedido da amiga 🧒
Thayla vem superando as dificuldades com sorrisos e demonstrando ter um coração enorme. Foi nele que ela guardou a história de uma criança que marcou sua vida.
“Eu conheci a Vanessa, eu fiquei muito tempo com ela, a gente criou um vínculo muito forte. Eu falava que quando eu crescesse, eu ia cortar o meu cabelo e ia dar para ela”, relembrou Thayla.
“Era uma criança que tinha CA [câncer], tinha seis anos, e a Vanessa sempre pedia pra ela os cabelos dela. Só que essa criança veio a óbito e perdi o contato com a família”, relembrou Lucimeire.
Adolescente de 13 anos doa cabelo para pacientes com câncer, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Foi assim que o destino das mechas mudou. Após o corte, ao invés de cumprir a promessa em Aparecida do Norte, elas foram levadas ao Hospital de Esperança de Presidente Prudente.
“Quando ela fez 13 anos, cortamos o cabelo dela, só que ela não deixou eu vir entregar porque ela queria ser o exemplo para outras crianças. Ela queria mostrar que outras crianças também eram capazes de fazer o que ela fez”, disse a mãe.
Adolescente de 13 anos doa cabelo para pacientes com câncer, em Presidente Prudente (SP)
Claudio Ferreira/TV Fronteira
Confecção de 15 mil perucas
Para o Hospital de Esperança, atitudes como a da Thayla são extremamente importantes para os pacientes que estão em tratamento oncológico.
“É muito gratificante para nós do hospital, porque a gente vê várias pessoas, crianças e adultos, fazendo essa doação de cabelo, é muito importante para todos os pacientes que estão em tratamento oncológico aqui no hospital. É feita essa doação das perucas para os pacientes que estão em quimio [quimioterapia], rádio [radioterapia], em tratamento oncológico em geral”, enfatizou Natália Diamante, assistente social do Hospital de Esperança.
Doações assim como a da Thayla são levadas até Boituva (SP), onde existe o projeto Fios de Alegria, que confecciona as perucas e as envia de volta para Presidente Prudente, onde são doadas aos pacientes em tratamento.
Em média, só com a ajuda da comunidade, são feitas mais de 15 mil perucas por mês.
Projeto ajuda a confeccionar mais de 15 mil perucas por mês para pacientes com câncer
Claudio Ferreira/TV Fronteira
Para a assistente social, histórias como essas podem representar exatamente o que o hospital prega: esperança!
“A gente é um hospital de esperança, estamos aqui por todos e para todos”, disse Natália.
E é isso que a Thayla deseja, que a história dela possa inspirar mais crianças e adolescentes a ajudar o próximo.
“Vai ajudar outras crianças, talvez pode melhorar, elas podem se curar mais rápido, porque a autoestima levanta, ter um cabelo bonito para cuidar. Eu espero que pessoas da minha idade ou mais novas vejam essa ideia e queiram fazer a mesma coisa que eu fiz, porque isso é muito bonito ao próximo”, finaliza a jovem Thayla.
Hospital de Esperança (HE), referência no tratamento de pacientes com câncer, em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
Como doar? 💇‍♀️💇‍♂️
Para doar mechas de cabelo para pacientes em tratamento oncológico, basta procurar a recepção do Hospital de Esperança localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2.380, na Vila Euclides, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente| em G1 / SP / Presidente Prudente e RegiãoPresidente Prudente| em G1 / SP / Presidente Prudente e RegiãoPresidente Prudente| em G1 / SP / Presidente Prudente e RegiãoPresidente Prudente| em G1 / SP / Presidente Prudente e Região
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias