Conforme as investigações, o morador de Fátima do Sul (MS), conseguiu os dados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na internet e o filiou de má fé ao Partido Liberal (PL), em 2023. Um adolescente de 13 anos foi identificado como o responsável pela falsa inserção do presidente Lula no Partido Liberal (PL), o mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) após uma série de diligências realizadas em Fátima do Sul (MS), nesta quarta-feira (30).
A operação, denominada Infiliatio, revelou que a inserção de dados falsos no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resultou na filiação equivocada de Lula ao partido adversário em julho de 2023. Não houve hackeamento do sistema da Justiça Eleitoral.
A ação, que teve origem em um pedido de filiação realizado por um terceiro, configura os crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. Como o procedimento não foi realizado por Lula, a ação foi considerada criminosa.
Além do adolescente, outro indivíduo também será investigado. A PF apura a participação de um funcionário do partido, que deveria aprovar o pedido de filiação.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: