16 de janeiro de 2025

Adolescentes de Jaú representam o Brasil em mundial de Fitness Coreográfico na Sérvia

Letícia Machado e Lorena Albrechet embarcaram rumo ao país europeu para competir neste final de semana. Família e amigos se reuniram em financiamento coletivo para viabilizar o sonho das jovens. Jovens atletas de Jaú representam o Brasil no mundial de Fitness Coreográfico na Sérvia
Arquivo pessoal
Duas jovens de Jaú (SP) embarcaram nesta semana rumo à Sérvia para representar o Brasil na modalidade de Fitness Coreográfico no Campeonato Mundiais de Fitness Infantil.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Letícia Machado e Lorena Albrechet, de 14 e 13 anos, já foram finalistas e semifinalistas nas fases estaduais e nacionais da competição durante os quatro anos que já treinam juntas. Em 2024, os treinos se intensificaram para que as garotas pudessem participar da competição.
As jovens embarcaram para o país Europeu com a treinadora na última segunda-feira (10). Após mais de 24 horas de viagem, chegaram ao país e as competições tiveram início nesta sexta-feira (14).
A modalidade de Fitness Coreógrafo é uma das modalidades da Ginástica Artística e envolve dança, com movimentos de força, flexibilidade e acrobacias. Nas competições são avaliadas a coreografia que o candidato apresenta além do físico do competidor que é muito trabalhado durante os treinos.
Letícia de Jaú (SP) começou a praticar Ginástica Artística aos 9 anos
Arquivo pessoal
A mãe de Letícia, Mirelle Caparroz, conta que a filha se apaixonou pelo esporte há quatro anos, quando começou a praticar por influência de uma amiga.
“A Letícia sempre praticou esporte, mas nunca tinha se encontrado. Aos 9 anos, ela quis, por incentivo de uma amiga, começar na ginástica artística e até então não parou.”
Poucos meses após o início das aulas, Letícia já começou a participar de competições e, segundo a mãe, acabou se apaixonando pela adrenalina de competir.
“Ela acabou se apaixonando não só pelo esporte, como pelas competições. Todos os anos participamos do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro, e em 2022 ela participou do Sul Americano, e aí que surgiu a ideia delas competirem na Sérvia” explica Letícia.
Já Lorena começou com aulas de artes circenses em 2019, também há quatro anos. Sua mãe, Fabiana Albrechet, conta que a filha sempre gostou da modalidade e apoia a filha a crescer no esporte.
Lorena de Jaú (SP) começou a praticar Ginástica Artística aos 9 anos
Arquivo pessoal
“Eu sempre a apoiei, porque ela sempre gostou de ginástica, que é a base do treino dela. Quando ela foi escolhida, eu fiquei muito orgulhosa e feliz”, conta.
Os treinos são constantes e primordiais para o bom desempenho das garotas. Letícia e Lorena se reúnem entre três e quatro vezes por semana para manter o ritmo das competições.
Lorena contou ao g1 que nas últimas semana estava bem ansiosa pelo embarque para a competição e que espera trazer o troféu para o interior de SP.
“Quando eu comecei a competir pelo fitness eu fiquei muito feliz, mais ainda por competir fora do país. Nessa época, meus treinos ficam mais fortes e intensos. Vou dar meu melhor para trazer, quem sabe, o troféu”, explica a jovem ginasta.
Ajuda coletiva
Jovens atletas de Jaú representam o Brasil no mundial de Fitness Coreográfico na Sérvia
Arquivo pessoal
Com as grandes conquistas nas fases estadual nacional e sul-americana, as treinadoras das jovens viram nelas potencial para campeonatos maiores, como o World Championship in Children’s Fitness (Campeonato Mundiais de Fitness Infantil) organizado pela IFBB, a Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness.
Apesar das habilidades competentes, a viagem e estadia na Sérvia, país europeu onde a competição é realizada anualmente, estava fora dos orçamentos das famílias, que iniciaram uma campanha de financiamento coletivo para bancar a viagem.
“Quando surgiu a ideia delas competirem na Sérvia pelo Campeonato Mundial, nós concordamos, tanto eu como a Fabiana. Mas a gente viu que realmente ia ser muito difícil financeiramente, daí surgiu a ideia da vaquinha online, e foi com a ajuda de muitas pessoas conhecidas e não conhecidas que foi possível a realização desse sonho” explica Mirele.
Além da vaquinha online, voluntários realizaram um evento, um almoço beneficente para completar o orçamento da viagem.
“O almoço foi encabeçado por pessoas que a gente não conhecia, que abraçaram a causa e convidaram muito mais gente para trabalhar no almoço, bandas de atração e tudo mais, o que deu condições e coragem da gente embarcar e querer que elas fossem realmente”, finaliza Mirelle.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias