20 de setembro de 2024

Advogada de RO expõe acordos de R$ 0,01 propostos pela Azul em processos por danos morais e materiais

Azul Linhas Aéreas alega que houve uma falha no sistema que realiza o envio de mensagens. Ações foram movidas depois que clientes tiveram voos cancelados já na sala de embarque. Uma advogada de Rondônia utilizou as redes sociais para expor propostas de acordo que recebeu da Azul Linhas Aéreas em processos por danos morais e materiais. Após ser condenada em R$ 8 mil e R$ 7 mil, a empresa enviou uma proposta de acordo oferecendo R$ 0,01 (um centavo) para finalizar os processos.
As ações foram movidas por Cintia Venancio Marcolan em favor de duas clientes que são irmãs. Elas faziam um curso de pós-graduação on-line e uma vez por mês precisavam viajar até São Paulo para realizar avaliações práticas do curso.
No fim de semana, as mulheres pretendiam fazer o trajeto entre Porto Velho e São Paulo, onde fariam uma avaliação, mas o voo foi cancelado pela Azul quando ambas já estavam na sala de embarque.
“Elas não poderiam perder o curso, pois caso faltassem, não conseguiriam concluir o módulo. A Azul não as realocou em nenhum outro voo, não forneceu voucher, nem qualquer tipo de compensação. Informaram que o próximo voo disponível seria apenas na segunda-feira, enquanto a prova estava marcada para o sábado”, relembra a advogada.
Para não perderem a avaliação, as irmãs compraram passagens imediatas em outras companhias aéreas. Cada passagem custou, em média, R$ 3 mil.
Segundo Cintia, a Azul foi condenada nas duas ações movidas, uma para cada irmã. As sentenças estabeleceram pagamento de indenização por danos morais e materiais para ambas. Uma deveria receber R$ 8 mil e a outra R$ 7 mil.
Poucos dias após a sentença, Cintia recebeu e-mail e mensagens de texto no telefone de acordos oferecidos pela Azul Linhas Aéreas. As mensagens dizem:
“Estamos em campanha de acordo e neste momento, temos uma excelente proposta válida para o processo [número do processo]”.
Em seguida, a proposta: R$ 0,01 com prazo de 20 dias úteis para pagamento.
Proposta de R$ 0,01 enviada pela Azul para Cintia Venancio
Arquivo Pessoal
“No primeiro momento eu pensei: ‘deve ser algum erro material da empresa’. Só que depois: eles fizeram uma proposta inicial de um centavo, depois da sentença, aí depois foi para R$ 3 mil e depois para R$ 5 mil. Então eu já não sei mais se foi um erro material deles ou se foi realmente má fé”, comenta a advogada.
Procurada pelo g1, a Azul Linhas Aéreas alega que houve uma falha no sistema que realiza o envio de mensagens e, por isso, algumas propostas de acordos de processos judiciais foram enviadas incorretamente.
A empresa aponta ainda que entrou em contato com os autores e seus representantes logo que o problema foi detectado, fazendo a retificação.
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