Eles faziam o patrulhamento no corredor Transbrasil quando notaram quatro carros circulando irregularmente na parte que é exclusiva do BRT. Procurada, a Alerj ainda não retornou. Agentes do BRT Seguro foram atropelados na Avenida Brasil
Reprodução/TV Globo
Agentes do BRT Seguro ficaram feridos depois de serem atropelados por carros oficiais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta sexta-feira (15), na Avenida Brasil.
O atropelamento aconteceu na altura da estação de Vigário Geral, Zona Norte do Rio. Os agentes faziam o patrulhamento no corredor Transbrasil quando notaram quatro veículos transitando irregularmente na parte que é exclusiva do BRT.
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, o primeiro carro atingiu uma motocicleta do programa, o que causou a queda de dois motociclistas. Os veículos saíram do local sem prestar socorro.
Os agentes foram atendidos no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, e tiveram apenas ferimentos leves.
“Outro motociclista do BRT Seguro que vinha logo atrás conseguiu chegar até o comboio e quando foi verificar os tripulantes dos veículos constatou que tratavam-se de viaturas oficiais da Alerj”, afirma a nota da pasta. A ocorrência foi encaminhada para a 38ª DP (Vista Alegre).
Enquanto a pasta afirma que o agente foi atropelado pelo primeiro carro do comboio, o motorista do último veículo assumiu a autoria. O policial militar Adriano de Souza Quintanilha, em depoimento, disse que só percebeu o atropelamento quando foi parado mais a frente.
Ele disse ainda que em um dos carros estavam parlamentares, mas não deu o nome deles. Uma imagem mostra os deputados Valdecy da Saúde (PL), Val do Ceasa (Patriota) e Doutor Deodalto (PL) no local do atropelamento.
Em agosto do ano passado, Val do Ceasa e Doutor Deodalto aparecem em imagens saindo da Alerj em um carro de luxo blindado. Quando se aproximam de um engarrafamento na Via Binário, saem da rua e invadem os trilhos do VLT com a sirene ligada – permitida apenas em ambulâncias e viaturas de polícia.
Em outro flagrante, o carro do deputado Valdecy da Saúde também aparece de sirene ligada, pedindo passagem em um engarrafamento. Anteriormente, o RJ2 já mostrou que carros da Alerj têm o costume de circular na calha do BRT, mesmo sem permissão.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, trafegar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo é uma infração gravíssima.
O g1 entrou em contato com a Alerj, mas ainda não teve retorno.
A assessoria do deputado Valdecy da Saúde disse que acompanhou com seriedade e atenção o acidente e que o motorista não notou a batida pelo fato do carro ser blindado.
“O deputado Valdecy da Saúde não estava no veículo envolvido no episódio, sendo este, usado pela equipe de segurança dele. Tudo já foi resolvido sem nenhuma gravidade entre as partes envolvidas”, afirma o posicionamento.