25 de dezembro de 2024

Agro 4.0: telemetria monitora máquinas e veículos em florestas plantadas no setor de celulose em MS


Eldorado Brasil utiliza desde agosto a tecnologia e já tem mais de 200 veículos com computadores de bordo. Telemetria já foi implantada em mais de 200 veículos da empresa de celulose Eldorado
Eldorado/Divulgação
Uma ferramenta importante da agricultura 4.0, a telemetria está sendo utilizada para fazer o monitoramento remoto de máquinas e veículos, do plantio de árvores até o transporte de madeira para a industria, na área agrícola da empresa de celulose Eldorado Brasil, em Três Lagoas, no leste de Mato Grosso do Sul.
Desde o mês de agosto, quando a Eldorado iniciou a implantação da tecnologia em campo, foram instalados computadores de bordo em mais de 200 máquinas e veículos, utilizados nas operações de colheita, biomassa, estradas e carregamento de madeira.
O cronograma da empresa prevê que, até o final deste ano, serão 350 equipamentos com computadores de bordo instalados na Silvicultura, abrangendo 100% da operação, incluindo tratores, caminhões-pipa, caminhões-munck e outros. A previsão para finalizar a implementação total do projeto é até fevereiro de 2025.
“Com essa integração de dados e conectividade à distância realizada por meio da telemetria, a expectativa é que a empresa tenha um controle ainda mais robusto. Dentre as funções disponibilizadas, há alertas sonoros automáticos que podem alertar para situações onde requeiram atuações da equipe que esteja à distância, preservando também a segurança do colaborador”, ressalta Jozebio Esteves Gomes, Gerente de Competitividade e Facilities.
A empresa utiliza duas modalidades de monitoramento de máquinas: a telemetria nativa e as soluções embarcadas. A primeira funciona como uma linha direta entre as máquinas e os operadores em que, por meio da rede CAN (Controller Area Network), as máquinas florestais geram dados detalhados e instantâneos sobre parâmetros críticos e desempenho. Desta forma, a equipe de manutenção acompanha as informações de nível de óleo, temperatura do motor e possíveis falhas que possam surgir, prevenindo falhas graves e danos ao motor.
A companhia aponta que as oluções de telemetria embarcada possibilitam que, tanto as informações geradas pela máquina quanto as atividades de campo, sejam monitoradas remotamente pela Central de Monitoramento, permitindo que os apontamentos operacionais sejam digitalizados e automatizados, pois a tecnologia registra automaticamente se o equipamento está em operação ou parado. Isso possibilita uma visão clara sobre a eficiência da operação, consumo de combustível, tempos de ociosidade e outros indicadores para controle e gestão operacional.
“O futuro da Silvicultura é indiscutivelmente digital, e a Eldorado Brasil está na vanguarda dessa transformação. A telemetria se revela como uma aliada essencial, permitindo a otimização e gestão eficiente da frota, e análise e cruzamento de dados. Com o controle automatizado e monitoramento das operações, não estamos apenas melhorando a produtividade, mas também promovendo uma gestão sustentável e responsável dos nossos ativos”, afirma Gomes.
A empresa gerencia mais de 400 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, com 60% de seus 5 mil funcionários na área florestal.
A implementação da telemetria traz benefícios como o monitoramento constante das máquinas, mas também visa a qualidade de vida dos funcionários, aumenta a segurança e reduz riscos de acidentes. Outro benefício voltado ao bem-estar dos funcionários é a possibilidade de comunicação direta entre colaboradores em campo e equipes remotas. Havendo alguma ocorrência, as equipes à distância conseguem mobilizar apoio de forma ágil. Além disso, a telemetria que garante a integridade dos dados, também facilita o planejamento de tarefas e otimiza o tempo, o que resulta em um ambiente de trabalho mais organizado.

Mais Notícias