A Granja Santo Expedito, de Palotina, no Oeste do Paraná, contou com melhoramento genético para potencializar a qualidade do leite. A capacidade de inovar e de se atentar à qualidade dos produtos rendeu notoriedade à família Bombacini, moradora do Distrito São Camilo, em Palotina, Oeste do Paraná. Produzindo queijos e outros derivados de leite, Alcélio e Tatiane Bombacini levaram a marca da Granja Santo Expedito mais longe, inscrevendo duas de suas fabricações no 3° Prêmio Mundial de Queijos, realizado em São Paulo.
A família que atua na produção leiteira com vacas da raça jersey contou com melhoramento genético para potencializar a qualidade do leite, que possui genoma A2A2. Segundo Alcélio, com essa alteração, o leite tem melhor digestão para crianças e idosos. “Nós estudamos bastante e observamos que dava para agregar valor ao nosso produto e demais derivados. Hoje a gente produz queijos, manteiga, leite empacotado, e tudo isso com o leite que contém esse genoma que é mais digestivo a idosos e crianças, pois é considerado mais leve. Foi um processo trabalhoso de cerca de seis anos para chegar a esse resultado”, destaca.
Com apoio da Cresol, a Granja Santo Expedito estruturou a sua agroindústria em 2022, reforçando os ganhos da família, que é cooperada desde o início da agência na cidade de Palotina. “A nossa agroindústria foi construída com 50% de recursos da Cresol e a outra parte foi recurso próprio. A Cresol tem um bom respaldo e só vem contribuindo com os produtores, o futuro é o cooperativismo”. Hoje, Alcélio e Tatiane produzem nove tipos de queijos, dentre eles o Bell Paese e o defumado, que renderam a premiação mundial à granja.
Reconhecimento mundial
Alcélio conta que a receita de um dos queijos sempre foi produzida pela família, mas a defumação garantiu ainda mais sabor e levou à premiação no Mundial de Queijos, que reuniu toda a cadeira produtiva de leite em São Paulo neste ano. “Há uns três anos, nós vimos um projeto de queijos finos desenvolvido pelo Biopark e decidimos participar, pois sabemos da qualidade do nosso produto. Diante disso, decidimos enviar ao concurso os queijos autorais que fazíamos aqui e dois deles foram premiados e bem colocados, sendo que o defumado ficou entre os três melhores do mundo”, relembra o produtor.
Disputando espaço com produtos fabricados na Suíça, França, Escócia, Argentina, Inglaterra e países da América do Sul, os queijos produzidos no Oeste do Paraná receberam o prêmio Prata com a qualidade Bell Paese e Superouro com o queijo maturado defumado.
De acordo com o gerente da agência de Palotina, Alexandre Centenaro, o bom resultado do cooperado vem ao encontro da missão da Cresol de desenvolver o cooperado, seus empreendimentos e a comunidade. “Por meio de investimentos tomados com recurso do BNDES, a Cresol proporcionou mais agilidade, produtividade, tecnologia e comodidade para o cooperado. Investimentos com viabilidade de pagamento, realizados de forma precisa, conforme necessidade, para que o nosso cooperado se sinta realizado plenamente”, reforça Centenaro.
A produção não para por aí, a Granja Santo Expedito ampliou a gama de produtos e começou a receber grupos para visitação, oferecendo novas possibilidades. “Nós começamos a trazer vinhos do Rio Grande do Sul para casar com os queijos e estamos produzindo uma geleia de abacaxi, maçã e pimenta e outra de pitaya”, revela Alcélio. Visando o futuro, ele destaca o novo projeto: “Nós queremos construir aqui também uma caverna para receber grupos para tomar café colonial e apreciar os nossos produtos”.
Sobre a Cresol
Com 28 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 871 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.