10 de janeiro de 2025

Água de 4 rios do Alto Paraguai estão impróprias para banho; veja lista


Avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária. Sema analisa qualidade da água em rios do Alto Paraguai
Sema-MT
Quatro praias do Alto Paraguai localizadas nos municípios de Diamantino e Nova Marilândia, a 209 km e 261 km de Cuiabá, respectivamente, foram consideradas impróprias para banho após análise da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O resultado da pesquisa foi divulgado neste sábado (28).
Em Diamantino, foram analisadas as seguintes praias:
Ribeirão Vermelho;
Frei Manoel;
Areial.
Já em Nova Marilândia foi estudada:
A praia dos Cachorros
Segundo a Sema, nenhuma das águas das praias citadas acima é segura para banho.
As análises foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior (CBH)
CBH Alto Paraguai Superior
As análises foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior (CBH) e realizadas em parceria com a Sema. As amostras foram coletadas pelo CBH e analisadas pela equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar.
De acordo com a Secretaria, a avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária, definida pelo contato direto e prolongado com a água, classificando as praias como próprias ou impróprias.
Outros locais impróprios para banho em MT
Ainda neste mês, a Sema classificou outras praias impróprias para banho. Dessa vez, foram analisadas as águas do Médio Teles Pires e três foram classificadas como não permitidas para banho. São elas:
Rios Braço Sul, em Guarantã do Norte;
Rio do Meio, em Colíder;
Cachoeira do Onze, em Peixoto de Azevedo.
De acordo com a Sema, as três praias estavam com os níveis da bactéria Escherichia coli acima do limite legal. A classificação segue as normas da Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Campanha de Balneabilidade
Balneário Estivado passa a ser considerada própria para banho após nova análise
Sema-MT
A campanha de balneabilidade verifica a qualidade da água dos rios para recreação, classificando as praias como próprias ou impróprias.
Em agosto, um estudo foi realizado em 20 praias do estado, e sete foram classificadas como impróprias para banho. Entre elas, estava o Balneário Estivado, no Rio Estivado, em Nobres, a 151 km de Cuiabá. No entanto, após uma nova análise em setembro, a Sema constatou melhoras nas condições de banho e classificou o balneário como próprio, no nível satisfatório.

Mais Notícias