Defesa Civil registrou pelo menos 115 alagamentos, além de desabamentos. Uma avenida precisou ser interditada por conta de um alagamento. Chuva intensa causa alagamentos em Fortaleza
Fortaleza amanheceu sob chuvas intensas nesta sexta-feira (28). O temporal começou ainda na noite de quinta-feira (27), causando uma série de acidentes e alagamentos na capital cearense. Foram 178 milímetros de chuva, conforme a Funceme.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, foram registradas 118 ocorrências das 19h de quinta-feira até as 7h de sexta. Entre os registros, há 115 alagamentos. Os bairros mais atingidos foram Conjunto Palmeiras, Passaré, Jangurussu, Messejana e Itaoca.
O g1 compilou os principais acontecimentos em decorrência das chuvas. Confira a seguir.
Raios, incêndio e desabamentos
Um raio atingiu uma residência no bairro Itaperi, na madrugada desta sexta (28), causando um incêndio. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência às 00h37.
Segundo a corporação, o fogo estava concentrado em um dos quartos e causou danos a móveis e eletrodomésticos do ambiente. As chamas foram contidas e ninguém ficou ferido, já que no momento da ocorrência, a casa estava vazia.
Pelo menos 1,4 mil raios atingiram Fortaleza e Região Metropolitana entre quinta-feira (27) e esta sexta-feira (28). Ao todo, no Ceará, foram mais de 9 mil descargas atmosféricas a partir das fortes chuvas. As informações são da Enel.
Também houve registro de dois desabamentos, um no bairro Messejana e outro no Passaré. Há risco ainda de desabamento na Vila Pery, informou a Defesa Civil.
Alagamentos e trânsito
Rua Farias Lima, no Bairro Messejana, ficou com veículos boiando na via durante chuva forte em Fortaleza.
Bruna Oliveira/ Arquivo pessoal
As chuvas intensas também causaram alagamentos em diversos bairros. Imagens mostram carros boiando, moradores com água até a cintura e hospital alagado.
Na rua Farias Lima, em Messejana, veículos que estavam estacionados acabaram boiando com a quantidade de água na via. Moradores também apareceram em vídeos com água até cintura.
No bairro Jardim União, uma idosa precisou ser retirada de casa com a ajuda de vizinhos após a água inundar as residências.
No Bairro Jardim União uma idosa precisou ser retirada de casa com a ajuda de vizinhos após a água inundar as residências.
Victor Linhares/ Arquivo pessoal
Já no bairro Parangaba, a chuva invadiu as casas dos moradores, que precisaram improvisar a retirada da água com baldes.
Chuva no Bairro Parangaba.
Reprodução
No Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha Messejana, a água alagou corredores e deixou as salas e quartos em situação precária. Vídeos mostram o desespero de pacientes, acompanhantes e funcionários.
Chuva no Frotinha de Messejana
Reprodução
No Bairro Barroso, moradores relatam que um canal transbordou com a forte chuva e complicou ainda mais a situação das ruas. Casas foram alagadas e móveis e outros objetos foram prejudicados.
Chuva no Bairro Barroso.
Reprodução
Na Avenida Osório de Paiva, em Fortaleza, um motociclista teve seu veículo preso às correntezas da água. Ele precisou da ajuda de outras pessoas para retirar a moto do local. O vídeo mostra a força da água na avenida, que dificultou até a passagem de ônibus. (Veja vídeo abaixo)
Moto fica presa em correnteza após fortes chuvas em Fortaleza
As chuvas intensas também impactaram o trânsito. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizou o bloqueio da Av. Governador Raul Barbosa em decorrência dos alagamentos. O trecho entre a BR-116 e Av. Murilo Borges está interditado, incluindo o viaduto da Av. Alberto Craveiro a alça da BR-116, o viaduto Evandro Ayres de Moura, a Av. Murilo Borges e a Rua Capitão Aragão.
A AMC recomenda que os motoristas evitem a região e busquem rotas alternativas, como as avenidas Jornalista Tomaz Coelho e Paulinho Rocha para acessar a BR-116.
Criança sugada por bueiro
Criança cai em bueiro durante banho de chuva em rua alagada de Fortaleza
Uma criança de 5 anos caiu em um bueiro enquanto tomava banho de chuva na Rua Doutor Fernando Augusto, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. No momento do ocorrido, a via estava alagada, por conta da precipitação intensa com raios e relâmpagos que caia na cidade. Ela foi resgatada com vida.
Imagens de uma câmera de segurança mostram que a menina chegou ao local com um homem. Enquanto o adulto mergulhou na água, a menina, sem saber, se aproximou de um bueiro que estava com a tampa aberta, momento que foi sugada. (Veja vídeo mais abaixo)
Em seguida, uma mulher chegou acompanhada de outra criança e o homem percebeu o sumiço da garota. O casal chegou a procurar a menina na água, mas só depois o homem identificou que a tampa do bueiro estava aberta. Nesse momento, os adultos entraram em desespero.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada, mas quando os agentes chegaram ao endereço a garota já havia sido resgatada por populares.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: