26 de dezembro de 2024

Alagoas participa de encontro nacional sobre educação no sistema prisional


Evento reúne especialistas em Segurança Pública de todo o país e é realizado no estado do Ceará Alagoas vai participar das discussões sobre segurança pública, sistema penitenciário e educação durante o 3º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão, em Fortaleza, no Ceará. O evento reúne profissionais que atuam na área de educação prisional em todo país.
Os alagoanos no Ceará vão mostrar como as políticas públicas executadas pelo governo Paulo Dantas transformaram a realidade de reeducandos, de suas famílias e da sociedade, medidas que foram revertidas em mais proteção aos cidadãos, dentro e fora do sistema prisional.
O evento no Ceará contará com a participação de gestores que atuam na Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) – dentre eles servidores da Gerência de Educação e da Assessoria de Comunicação, que teve profissionais convidados para atuar no planejamento do encontro, na produção da identidade visual, assim como no cerimonial e mídias sociais, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Alagoas Educação Prisional
Jorge Santos/Ascom Seris
“Durante a semana nós estaremos com os pontos focais, com os responsáveis pela educação nos ambientes prisionais de todo país. Vinte e sete estados estarão aqui em Fortaleza, no Ceará, para tratarmos sobre a produção de projetos políticos pedagógicos, formação continuada de servidores, entre eles professores e policiais penais, e principalmente lançando 27 minutas de planos estaduais de educação para os próximos 4 anos”, destaca Rodrigo Dias, coordenador Nacional de Educação, Cultura e Esporte da Senappen.
Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Educação (MEC), o encontro reúne profissionais que atuam na área de educação prisional em todo país.
O evento contará com a presença de Dr. Edinaldo César Santos Júnior, juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Prof. Dr. Timothy Denis, da Universidade Federal da Paraíba e representante da Unesco; dentre outros participantes como Sandro Abel, policial penal federal, diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen e Rodrigo Dias, coordenador Nacional de Educação, Cultura e Esporte da Senappen.
“Para a Seris é uma honra fazer parte de mais esse encontro. É uma grande oportunidade de troca de experiência com os demais estados. Temos investido em educação porque sabemos que isso será revertido em prol da própria sociedade. A segurança é um compromisso nossa”, finaliza Diogo Teixeira, secretário de Ressocialização e Inclusão Social.
Alagoas Educação Prisional
Jorge Santos/Ascom Seris

Mais Notícias