Mateus Ramos Grosso alegou que a calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, em Presidente Prudente (SP), conta com uma mureta lateral que deve ser usada como guia pelos cegos. Calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, em Presidente Prudente (SP), não conta com piso tátil
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Presidente Prudente (SP), Mateus Ramos Grosso, avaliou que a calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, na Vila Marcondes, é adequada para o tráfego seguro de pessoas com deficiência visual mesmo sem a presença de piso tátil.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Em entrevista exclusiva ao g1, o secretário disse que o projeto da calçada atendeu a todas as normas brasileiras de acessibilidade e ressaltou que as Normas Técnicas Brasileiras (NBR), responsáveis por determinar todas as condições de acessibilidade em estabelecimentos, tiveram alterações e, atualmente, não é mais necessário o piso tátil.
“A gente tem uma linha guia que é a mureta que está na lateral. A própria execução dessa obra em si já se trata de uma obra de acessibilidade, onde nós tivemos o acompanhamento do começo ao fim do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef)”, reforçou Grosso ao g1.
Calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, em Presidente Prudente (SP), não conta com piso tátil
Leonardo Bosisio/g1
De acordo com Grosso, o investimento da obra é de, aproximadamente, R$ 1,7 milhão e envolve a calçada na Rua Floriano Peixoto, a área interna da Praça da Bandeira e também a transição da Avenida Brasil, todas essas obras fazem parte do mesmo projeto e do mesmo orçamento. Além disso, o Poder Executivo considera as obras na calçada já concluídas.
“A acessibilidade não é somente para pessoas com deficiência visual, mas pessoas com mobilidade reduzida, mulheres com salto, idosos que possuem algum tipo de instrumento para poder se locomover. Então, o piso tátil é um dispositivo para atender a uma parcela das pessoas com deficiência. E a gente não pode se restringir somente a esse tipo de colocação. Sendo que a obra em si, a natureza da obra, é para acessibilidade”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos.
Secretário de Obras e Serviços Públicos de Presidente Prudente (SP), Mateus Ramos Grosso, avaliou que a calçada é segura
Leonardo Bosisio/g1
Após um casal com deficiência visual dizer ao g1 que o piso tátil é fundamental para a locomoção segura pela cidade, o secretário avaliou que considera a calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto um local seguro para o tráfego de deficientes visuais, mesmo sem os dispositivos de acessibilidade.
“Claro, é só olhar as características que estão aqui hoje. A mureta que tem executado aqui, que é a guia das pessoas com deficiência visual, ela não tem nenhuma obstrução, não tem nenhum obstáculo do começo ao fim da calçada. Então, nessas condições aqui, foram feitas de acordo com a norma”, reforçou Grosso.
Calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto não tem piso tátil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
VEJA TAMBÉM:
Prefeitura de Presidente Prudente constrói calçada com mais de 500 metros de extensão sem piso tátil para cegos e Promotoria investiga falta de acessibilidade
Já sobre a instauração de um pedido de informações sobre a obra pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) para a Prefeitura de Presidente Prudente, o secretário informou que não recebeu “nada novo” e segue à disposição para responder aos questionamentos.
Grosso finalizou a entrevista dizendo que o objetivo da obra “foi dar acessibilidade para todas as pessoas” que passa pelo local e ainda que foi acompanhada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) e do vereador Douglas Kato Pauluzi (PSD), “que é uma pessoa com deficiência de mobilidade”.
Ao g1, o Condef informou entender que a calçada não está totalmente adequada e ressaltou que não fez a avaliação do projeto.
Calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, em Presidente Prudente (SP), não conta com piso tátil
Leonardo Bosisio/g1
Calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, em Presidente Prudente (SP), está localizada em frente ao Atende Prudente
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.