Chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora podem podem chegar entre este domingo (29) e segunda-feira (30). Chuvas e ventos fortes devem atingir 60 municípios de Mato Grosso entre este domingo (29) e segunda-feira (30)
Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial sobre o risco de tempestades em Cuiabá e outros 59 municípios de Mato Grosso. Chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora podem atingir o estado entre este domingo (29) e segunda-feira (30). (Confira a lista dos 60 municípios no fim da matéria)
O alerta inclui também possíveis quedas de granizo. O instituto informa que, em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar ou estacionar o veículo embaixo de árvores, torres de transmissão e placas de propaganda. Já sob o risco de descargas elétricas, o aconselhável é evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para que a população se proteja do perigo eminente, a Defesa Civil divulgou uma lista com outras recomendações para serem seguidas durante as tempestades que estão por vir, confira abaixo:
Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
Evitar locais abertos como campos de futebol;
Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento.
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros. A Defesa alinda orientou que a população não jogue lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos ou ruas, para evitar os alagamentos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
🌷🌸A chegada da Primavera
Com o início da primavera, as chuvas começam a chegar na região Centro-Oeste. Meteorologistas apontam que, a temperatura extrema e ondas de calor podem potencializar os temporais.
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a partir de outubro, as pancadas de chuva devem acontecer, porém o volume será abaixo do normal e o calor não deve dar trégua.
“A primavera de 2024 será com temperaturas um pouco acima do normal no norte de Mato Grosso e chuva abaixo. A expectativa de que chova menos que o normal, vale não só para o mês de outubro, mas também novembro e dezembro”, explicou.
Confira a lista dos 60 municípios de Mato Grosso com alerta de tempestades:
Água Boa
Alto Araguaia
Alto Garças
Araguaiana
Araguainha
Barra do Garças
Bom Jesus do Araguaia
Campinápolis
Campo Verde
Canarana
Chapada dos Guimarães
Cláudia
Cocalinho
Colíder
Cuiabá
Diamantino
Dom Aquino
Feliz Natal
Gaúcha do Norte
General Carneiro
Guiratinga
Ipiranga do Norte
Itaúba
Jaciara
Juscimeira
Lucas do Rio Verde
Marcelândia
Nobres
Nova Brasilândia
Nova Maringá
Nova Mutum
Nova Nazaré
Nova Santa Helena
Nova Ubiratã
Nova Xavantina
Novo São Joaquim
Paranatinga
Planalto da Serra
Pontal do Araguaia
Ponte Branca
Poxoréu
Primavera do Leste
Querência
Ribeirão Cascalheira
Ribeirãozinho
Rondonópolis
Rosário Oeste
Santa Carmem
Santa Rita do Trivelato
Santo Antônio do Leste
São José do Povo
São José do Rio Claro
São Pedro da Cipa
Sinop
Sorriso
Tapurah
Tesouro
Torixoréu
União do Sul
Vera