25 de outubro de 2024

Alimentação natural e higiene bucal do cachorro: entenda a relação

Saiba como a comida natural age sobre os dentes do animal e como você pode cuidar da saúde oral do seu pet Alimentação natural e higiene bucal do cachorro: entenda a relação
Kauana Bechtloff/RPC
Quando falamos sobre alimentação natural, são diversos os benefícios para a saúde do cachorro, a exemplo da saúde bucal. Mas tão importante quanto a escolha da comida, é a prática da higienização.
O cuidado com os dentes dos animais é tão importante que, dentro da medicina veterinária, existe a área de odontologia veterinária, com profissionais especializados em orientar tutores e animais para a limpeza dos dentes.
Para te ajudar, confira a seguir mais informações sobre a saúde bucal dos cães, dicas de como realizar a escovação e entenda quais os benefícios da alimentação natural ao longo de todo esse processo.
Etapas de dentição dos cachorros: conheça a cronologia dos animais
A dentição dos cães começa logo nas primeiras semanas de vida. Quando filhote, entre a terceira e a quarta semana, começam a nascer os dentes de leite.
Já entre os quatro e os seis meses de vida acontece a troca da dentição, período em que os 28 dentes de leite são substituídos por 42 dentes permanentes nos cachorros.
Entretanto, estudos revelam que 80% dos cães a partir dos 3 anos de idade apresentam algum grau de doença periodontal, que é decorrente do acúmulo de placa bacteriana, que se não removida forma o tártaro.
Entre os sintomas estão o mau hálito, a gengivite e em casos mais extremos, a dor e a perda dos dentes. Se não tratada, a doença periodontal pode evoluir para doenças graves que afetam rins, fígado e coração.
Dicas para escovar os dentes do seu cachorro
A melhor dica para escovar os dentes do seu cachorro é começar. Quanto antes o tutor começar com os cuidados orais, mais fácil será para o animal se adaptar, aceitando isso como uma rotina.
Antes mesmo da escovação, o importante é acostumar o cão com o tutor mexendo na sua cabeça e na sua boca. Em um primeiro momento, comece com o dedo enrolado em uma gaze e depois troque pela escova de dentes para evitar a rejeição.
A escolha do momento certo também vai determinar os resultados obtidos. Depois da caminhada ou da brincadeira, quando o animal estiver relaxado, é uma ótima opção.
Depois do processo, também é importante recompensar o pet pelo esforço realizado. Para isso vale oferecer um petisco que não suje a boca, a exemplo de fatias de maçã.
A médica veterinária especializada em odontologia veterinária, Rebeca Bacchi, ressalta que o tutor deve utilizar somente pastas de dente de uso veterinário e recomenda o uso de escovas infantis para a escovação.
“Boa parte das escovas veterinárias apresentam cerdas de má qualidade, duras e/ou que não causam a abrasividade adequada”, ressalta a especialista.
4 passos para escovar o dente do seu cachorro
Escolha o momento certo e comece utilizando o dedo enfaixado com o gaze;
Utilize creme dental para animais;
Comece devagar e realize movimentos circulares pela boca do animal, principalmente na parte externa;
Com o processo finalizado, é hora de recompensar o seu pet pelo esforço realizado, com pedaços de frutas.
O recomendado é que o processo seja feito diariamente ou a cada dois dias, para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.
Mito: cachorro que come ração não precisa escovar os dentes
Mesmo para um cão que se alimenta de ração, ainda é importante escovar os dentes dele diariamente. A ração pode ajudar a reduzir o acúmulo de tártaro devido à abrasividade, mas ela não é suficiente para garantir a saúde bucal completa. O tártaro e a placa bacteriana ainda podem se acumular, especialmente ao longo da linha da gengiva, onde a ração não tem muito impacto
A relação entre a Alimentação Natural e a saúde bucal nos cães
Inserida em uma rotina de cuidado e bem-estar, a alimentação natural é uma importante aliada na saúde bucal do seu animal.
A dieta natural, feita a partir de ingredientes de qualidade, favorece dentes e gengivas mais saudáveis. Além disso, com menos carboidratos nas receitas, o acúmulo de tártaro é menor, prolongando a higiene bucal.
Ingredientes como gengibre, cúrcuma e óleo de coco (presentes em algumas dietas naturais) possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem contribuir para a saúde bucal, combatendo infecções e inflamações nas gengivas.
Além disso, a alimentação natural, por ser rica em alimentos frescos, contribui ativamente com a hidratação do animal, o que ajuda a manter a boca mais limpa e saudável, já que a saliva tem um papel importante no controle das bactérias.
Por último, a alimentação natural, quando bem balanceada, contribui para a saúde digestiva e imunológica do cão, o que pode impactar positivamente a saúde bucal, reduzindo inflamações nas gengivas e outros problemas decorrentes de uma má nutrição.
Mas é importante lembrar que só a alimentação natural sozinha não é responsável pela saúde bucal. É preciso manter a prática da higienização e manter a ida ao dentista veterinário, ao menos uma vez no ano.
Conheça a Mascote Fit e ofereça os benefícios da Alimentação Natural para o seu cachorro

Mais Notícias