13 de janeiro de 2025

Alto Tietê tem mais de 58 mil pessoas com o título de eleitor cancelado; confira como regularizar

Número foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Prazo para regularizar situação eleitoral termina em 8 de maio. Título de eleitor pode ser regularizado nos cartórios
TRE-MS/Arquivo g1
O Alto Tietê tem mais de 58 mil pessoas com o título de eleitor cancelado. O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e participar das eleições em 2024 é 8 de maio (veja abaixo como fazer).
Os números foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) a pedido do g1 e se referem aos eleitores que faltaram e não justificaram ausência nos últimos três pleitos.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com o levantamento são 58.647 eleitores com o documento eleitoral cancelado em todas as zonas eleitorais que abrangem a região.
A cidade com o maior número de eleitores nesta situação é Ferraz de Vasconcelos, com 13.361, seguido de Poá, com 10.638, e Mogi das Cruzes, com 7.751. Por outro lado, Biritiba-Mirim, com 486, é a cidade com o menor índice.
As Eleições 2024 serão realizadas em 6 de outubro, quando os municípios vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Caso necessário, o segundo turno, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, acontece no dia 27 de outubro.
Título cancelado
Segundo o TRE-SP, o título é cancelado quando o eleitor não compareceu a três turnos de votação ou à revisão biométrica, nos municípios em que houve a obrigatoriedade. Há várias possibilidades nesse cenário:
Pessoas que mudaram para o exterior e não transferiram o domicílio eleitoral;
Eleitor mudou de estado e não transferiu o título ainda;
Eleitor está em SP em outra cidade e precisa fazer a transferência.
Regularizar título
Caso esteja irregular, o eleitor deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno em que não votou e não justificou para iniciar o processo de regularização. A guia de recolhimento pode ser emitida online no site do Tribunal, no botão “guia de multa para pagamento”, ou pelo app E-Título.
Após o pagamento, é necessário fazer a revisão dos dados eleitorais, que também pode ser feita online pelo site do TSE, no Autoatendimento Eleitoral. No site, basta clicar em Título Eleitoral > Regularize seu título eleitoral cancelado e preencher os dados solicitados pelo sistema.
Também é possível fazer a regularização de forma presencial. O atendimento nos cartórios eleitorais ou nos postos de atendimento é realizado por agendamento através do site, em Agende seu atendimento.
Primeira via do título
No caso do primeiro título e também para eleitores que ainda não possuem a biometria, será necessário comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido. Nos 30 últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro, o atendimento para primeiro título será exclusivamente presencial.
Para atendimento presencial nos cartórios eleitorais e nos postos do Poupatempo o agendamento é necessário e deve ser feito pelo link.
Consultar situação eleitoral
Para consultar a situação do título pelo site do TSE, o eleitor deve:
Acessar o site do TSE;
Clicar no botão “Situação eleitoral”;
Digitar o nº do título, CPF ou nome e clicar em “Consultar”;
O site vai mostrar a situação e se o eleitor tem ou não biometria cadastrada.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Mais Notícias