15 de janeiro de 2025

Alunos da Escola Felipe Patroni, em Óbidos, recebem atendimentos do programa Saúde na Escola

Crianças e adolescentes participam de ações educativas para prevenção de doenças e incentivo à alimentação saudável. Crianças sendo atendidas pelo programa Saúde na Escola
Ascom PMO/Divulgação
Em Óbidos, oeste do Pará, crianças e adolescentes da Escola Municipal Felipe Patroni, foram atendidas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa que busca integrar ações de saúde e educação para melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar dos estudantes. A escola atende mais de 700 alunos entre o 5º e 9º ano.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A iniciativa que percorre 15 unidades de ensino do município ao longo do ano letivo, chegou à escola Felipe Patroni para duas jornadas de atividades nos dias 23 e 24 de abril, como parte de um cronograma que já atendeu mais de 757 alunos em 2024.
“A gente vem fazer saúde dentro da escola junto com a educação. Identificamos as vulnerabilidades dos alunos e abordamos temas que podem dificultar o ensino e aprendizado deles,” explicou Poliana Savino, enfermeira responsável pelo programa.
Entre os temas abordados, estão o estado nutricional dos alunos, o uso de álcool e drogas, gravidez precoce, além da busca ativa e atualização da situação vacinal.
“Essas são algumas das vulnerabilidades que podemos destacar. Hoje, o nosso foco também é a situação vacinal, com especialidades variadas como nutrição, fisioterapia, educação física e higiene bucal verificando e abordando essas necessidades,” enfatizou Savino.
A vice-diretora da Escola Felipe Patroni, Cintia Matos, ressalta a importância do PSE. “É de fundamental importância para nossos alunos, especialmente na questão da atualização das vacinas. Com todas essas variantes de gripes muito fortes, eles já saem daqui com a caderneta de vacinas atualizada,” disse Cintia.
Serviços como como nutrição, fisioterapia, educação física e higiene bucal foram oferecidos aos alunos
Acom/PMO
Além da Escola Felipe Patroni, o cronograma do PSE inclui outras escolas na região. As escolas Dom Floriano e o Governador Fernando Guilhon, na Vila Curumu, também receberão as ações de prevenção e educação em saúde.
As atividades educativas, que incluem palestras e abordagens direcionadas, têm como objetivo não só educar, mas também prevenir doenças e promover hábitos de vida saudáveis.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Mais Notícias