19 de janeiro de 2025

Alunos municipais de Pouso Alegre fazem exames oftalmológicos na escola

Secretarias de Educação e de Saúde promoveram mutirão com cerca de 100 consultas oftalmológicas para estudantes da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia (CAIC São João)
Complexo esportivo do bairro Vergani, em Pouso Alegre, traz opções de lazer para crianças e famílias / Crédito de Imagens: Prefeitura de Pouso Alegre (Divulgação)
Os alunos da rede municipal de ensino de Pouso Alegre participaram de um mutirão oftalmológico dentro do espaço escolar. Foram feitos diversos exames e cerca de 100 consultas especializadas com objetivo de garantir que os estudantes estejam com a visão em dia e, com isso, tenham um bom desempenho dentro e fora da sala de aula.
A iniciativa foi uma ação integrada das secretarias municipais de Educação e de Saúde e aconteceu na Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia, também conhecida como CAIC São João.
Rosana Águeda Lopes, diretora da unidade, enfatizou que a parceria foi de grande importância para a comunidade, permitindo que todas as crianças tivessem oportunidade de acesso ao atendimento especializado. “Nossos alunos muitas vezes não possuem condições de fazer um exame oftalmológico e a oportunidade veio até eles, dentro da sala de aula”, afirma Lopes.

Exames detectam a necessidade de óculos e até problemas visuais mais graves, possibilitando a indicação de tratamento para os estudantes da rede municipal de Pouso Alegre
Durante a realização dos exames, os profissionais da área observam a necessidade de cada criança e, de acordo com o município, é comum nas ações detectar que grande parte dos alunos realmente necessita de óculos e até que alguns apresentam patologias mais sérias. Frequentemente, os pais ou responsáveis acreditam que a criança é apenas desatenta ou desastrada, quando, na verdade, ela precisa de ajuda para enxergar melhor.
Lopes aponta que a dificuldade de leitura de alguns estudantes é percebida no dia-a-dia, mas que sem uma avaliação médica, é difícil buscar um tratamento e até de comprovar para as famílias que a dificuldade de enxergar claramente pode estar relacionada a um possível baixo rendimento escolar.
“Ações como essas são necessárias e sempre bem-vindas”, reforça.
Para todos
Segundo a orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Patriota, todos os pais cadastrados na rede municipal de ensino podem solicitar a consulta oftalmológica para os filhos.
“Basta procurar a direção da escola para colocar o nome dele na listagem. Gradativamente, vamos atender as escolas para que possamos fazer a correção e aprimorar a acuidade visual na aprendizagem dos nossos alunos”, destaca Patriota.

Existe uma lista de inscrição a ser atendida em Pouso Alegre e qualquer família pode solicitar à direção da unidade escolar municipal exames oftalmológicos para seus filhos, basta fazer a inscrição na própria escola
Para o prefeito José Dimas da Silva Fonseca, o Coronel Dimas, oferecer uma prevenção em saúde integrada com o ensino se reflete não só na acuidade visual dos alunos, mas na autoestima desses jovens, uma vez que remove o peso da dificuldade de alguns em aprender. “Por isso, levamos essa ação para as escolas municipais, onde um profissional adequado vem avaliar, examinar e detectar se aquele aluno possui alguma necessidade especial para que possa ser tratada”, afirma Dimas.
Prefeitura de Pouso Alegre (MG)
Site: www.pousoalegre.mg.gov.br
Instagram: @prefeituradepousoalegre
Facebook: @PrefeituradePousoAlegre
Youtube: @tvPMPA

Mais Notícias