1 de novembro de 2024

Alunos são liberados mais cedo de escola por falta de merenda escolar em Teresina; ‘não tem nem ovos’, diz professora


A diretora de uma escola decidiu liberar os alunos mais cedo por só te arroz e feijão no estoque. Situação acontece em outras escolas pela capital. O g1 e a TV Clube entraram em contato com Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), e até a publicação desta reportagem não receberam resposta. Crianças são liberadas de aulas por fata de merenda na escola
Alunos de escolas municipais em Teresina estão sendo liberados mais cedo por falta de merenda escolar. A Escola Municipal Professor João Porfirio De Lima Cordão por exemplo, localizada na Zona Sudeste de Teresina, não tem nenhuma proteína em estoque para a merenda, por isso, as crianças estão tendo apenas três horas de aula. A situação aconteceu também em outras escolas de Teresina.
O g1 e a TV Clube entraram em contato com Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para comentar o caso, mas até a publicação desta reportagem não receberam respostas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Rayane, diretora da escola, explicou que liberar os alunos foi a escolha que a coordenação encontrou para tentar minimizar os prejuízos aos mais de 900 alunos da instituição. No entanto, ela destaca que muitos dos estudantes conseguem apenas ter uma refeição completa com proteínas na escola, e sem a refeição os impactos são enormes.
” Escolhemos liberar as crianças mais cedo para tentar não prejudicar no aprendizado das mesmas. Temos um estoque enorme de arroz, macarrão, feijão…mas apenas isso não é o suficiente, muitas vezes não temos carne bovina, frango ou mesmo ovos”, afirmou Rayane, diretora da escola.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Uma professora que não quis se identificar, disse que trabalha em três escolas municipais e todas sofrem com o mesmo problema. “Alguns diretores tiram do bolso para não deixarem os estudantes sem comida. Tem diretor que compra uma manteiga para pôr no cuscuz… mas a maioria libera mais cedo, porque não tem opção”, afirmou.
Os estudantes sentem falta das aulas e de uma alimentação adequada. Os pais afirmam que a liberação dos alunos afeta no dia a dia, na socialização e no ensino.
“Meu filho sai de casa sete horas de casa e chega em casa antes do meio-dia, bem cedo. Eu não tenho condições de ficar com ele esse tempo todo, tenho tantas coisas em casa… Além disso, sem tempo em sala, eles aprendem o quê? Como fica o futuro das crianças”, afirmou uma mãe que não quis se identificar.
Alunos são liberadas mais cedo de escola por falta de merenda escolar em Teresina
TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias