Dados foram divulgados nesta terça-feira (18), através de pesquisa produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Execuções entre membros de organizações criminosas continuam sendo registradas em Macapá.
Redes sociais/divulgação
O Amapá ocupa o 2º lugar como estado com maior taxa no número de homicídio em 2022, segundo o Atlas da Violência 2024, que é produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18).
De acordo com a pesquisa, o estado com maior taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes na Região Norte, em 2022, foi o Amazonas (43,5), seguido do Amapá (41,8), Roraima (41,8), Rondônia (33,7), Pará (33,6), Tocantins (30,1) e Acre (26,7). No total, a Região Norte apresentou uma taxa de 35,8.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Organizações criminosas
Segundo o Atlas da Violência 2024, no Norte existe a atuação de pelo menos dez organizações criminosas internacionais nas áreas de fronteira, que atuam em conjunto com os grupos brasileiros e em outras vezes disputam rotas e territórios.
LEIA MAIS:
Atlas da Violência: agressões sexuais foram o maior tipo de violência contra meninas de 10 a 14 anos em 2022
Em matéria publicada no mês de novembro de 2023, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, José Neto, destacou que o reforço policial no Estado está ajudando na conclusão de inquéritos e atuando na prisão dos envolvidos em crimes.
“Foi um reforço significativo da Polícia Militar, no policiamento preventivo nas nossas ruas em Macapá, em Santana e em todo o estado. A maior eficiência da Polícia Civil que conseguiu concluir uma quantidade considerável de inquéritos policiais, determinando a autoria de crimes violentos e realizando a prisão dos culpados. Estamos tendo resultados extremamente eficientes”, destacou o secretário.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: