Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou nesta segunda-feira (25), que em todo território nacional estão livres de febre aftosa sem vacinação os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Amapá é um dos estados do Brasil que está livre de febre aftosa sem vacinação.
GEA/divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou nesta segunda-feira (25), que em todo território nacional estão livres de febre aftosa sem vacinação os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
A Portaria nº 665 de 21 de março, proíbe o armazenamento, comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nessas unidades da federação e, também, restringe movimentação de animais e de produtos desses locais para as demais áreas que ainda praticam a vacinação no país.
O trânsito de animais permanecerá com proibição em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda internacionalmente o reconhecimento do status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades da federação.
Portanto, a medida desta segunda-feira, passa a valer a partir de 2 de maio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Febre Aftosa
É uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida de úlceras na boca e nos pés principalmente de bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A contaminação ocorre pelo contato entre animais, objetos e veículos contaminados.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: