23 de setembro de 2024

Amazonas deve registrar mais de 5 mil novos casos de câncer em 2024, aponta Inca

Tipos de câncer mais incidentes no estado são: colo do útero, próstata, mama, estômago, pulmão e intestino. Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon)
Divulgação
Amazonas deve registrar 5.450 novos casos de câncer em 2024, , segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os mais incidentes na população amazonense são: colo do útero (610), próstata (570), mama (500), estômago (440), pulmão (370) e intestino (300).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma previsão de que, até 2030, o câncer será a principal causa de mortes no mundo, atrás somente das doenças cardiovasculares.
“A Organização Mundial da Saúde já alertou que, se nada for feito em termos de saúde pública nos próximos anos, teremos um aumento de 50% de casos de câncer. No Brasil, dos 5 mil municípios, 500 já têm o câncer como a principal causa de mortes”, alertou Mourão.
Diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão
Alex Pazuello/Secom
O médico orienta algumas mudanças de hábitos para evitar o câncer: não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável, evitando comidas processadas e industrializadas e optando por comidas naturais, como frutas, verduras, legumes e opções com fibras.
LEIA TAMBÉM:
Manaus passa a ofertar vacinação contra HPV em dose única para jovens de 9 a 14 anos
Desinformação e preconceito: vacina contra HPV previne câncer, mas adesão no Brasil segue abaixo da meta
De acordo com a secretária de estado de saúde, Nayara Maksoud, além de manter uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos, a realização de exames periódicos auxiliam na prevenção.
“Os exames são indispensáveis para saber como está o corpo e também, em casos de câncer, um diagnóstico precoce auxilia no tratamento e possui índice positivo de cura”, disse.
Secretaria de Saúde Nayara Maksoud
Divulgação
Exames e vacinas
Ainda de acordo com Gerson Mourão, é importante também vacinar crianças e adolescentes dos 9 aos 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV), prevenindo os cânceres de colo uterino, pênis, ânus e garganta.
O Ministério da Saúde recomenda que jovens até 19 anos, que não tomaram a vacina, sejam vacinados nos Estados da Região Norte.
“Mulheres devem fazer o exame preventivo regularmente e a mamografia a partir dos 40 anos. Homens devem fazer o PSA (Antígeno Prostático Específico) a partir dos 50 anos. O diagnóstico precoce é importantíssimo para aumentar as chances de cura e de tratamentos menos agressivos”, disse Mourão.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias