Campanha pretende alcançar 41 municípios do estado este ano. Imunizante deverá ser aplicado até dia 30 de abril.
Divulgação/Secom
Iniciou nesta sexta-feira (15) a primeira etapa da última campanha de vacinação ‘Amazonas sem Febre Aftosa’ em 41 municípios do estado. O imunizante será aplicado até 30 de abril e a notificação junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) deve ser feita até 15 de maio.
Para adquirir a vacinação, os produtores devem se dirigir às casas agropecuárias ou no escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) da cidade onde vivem.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o governo do estado, esta deve ser a última campanha, após a inclusão do Amazonas entre os estados que pleiteiam o status Livre de Aftosa sem Vacinação já a partir do próximo ano.
Investimento
Desde 2019, o Amazonas já investiu R$ 4,1 milhões na compra de 1.534.610 doses do imunizante, a fim de alcançar o status de estado livre da febre aftosa sem vacinação.
Somente este ano, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão, proporcionando a aquisição de 375 mil doses. Durante a primeira fase, a campanha visa atingir os bovídeos de todas as idades.
A meta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é que o Brasil se torne totalmente livre da doença sem vacinação até 2026.
A partir de 1º de maio de 2024, haverá restrição na movimentação de animais e produtos entre os estados que suspenderam a vacinação e aqueles que ainda a praticam.
Vídeos mais assistidos do Amazonas