19 de setembro de 2024

Amazonas já realizou 1,8 mil cirurgias de catarata, em mutirão que iniciou em fevereiro, diz SES

Além das cirurgias de catarata, SES também disse que já foram realizados, em 40 dias de mutirão, 126 procedimentos na área de Ginecologia, 101 em Mastologia e 26 em Proctologia. Aposentado foi um dos atendidos no mutirão.
Evandro Seixas/SES
O Amazonas já realizou 1,8 mil cirurgias de catarata em um mutirão realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) no Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus.
Além das cirurgias de catarata, a SES também disse que já foram realizados, em 40 dias de mutirão, 126 procedimentos na área de Ginecologia, 101 em Mastologia e 26 em Proctologia. As de catarata encerraram no sábado (30) e as demais prosseguem até final de abril.
O diretor executivo do hospital, Anderson Barros, disse que a equipe organizou todo um processo para a realização do mutirão de cirurgias. “Tudo foi feito com muito cuidado e empenho. A equipe se engajou e está realizando um trabalho com um excelente índice de produção e qualidade”, afirmou.
O aposentado Moisés Batista, de 69 anos, contou que estava fazendo a cirurgia de catarata no olho direito e, após o procedimento, vai aguardar o tempo determinado pelo médico para realizar o procedimento no lado esquerdo. “Me sinto bem, alegre e satisfeito. Hoje, graças a Deus, muita gente se operou e se deu bem”, comentou.
Outra paciente, a também Ana Maria, de 61 anos, relatou que começou a sentir problemas na visão há cinco anos, porém nunca tinha procurado atendimento médico. Após uma consulta de rotina, a médica a encaminhou para o procedimento. Em pouco tempo, ela foi chamada para fazer a cirurgia de catarata.
“Eu não via uns dois metros longe da minha vista, eu já não enxergava mais. Hoje, eu posso olhar, posso até ler a minha Bíblia. Estou me sentindo muito bem. Já fiz até um propósito: quando voltar da minha segunda cirurgia, vou cortar meu cabelo para doar”, prometeu.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias