3 de janeiro de 2025

Amazonas lança operação de combate a incêndios no sul do estado

Ação conta com o envio de 60 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, equipamentos e veículos para 12 municípios do interior. Bombeiros são encaminhados para operação de combate a queimadas no sul do Amazonas
Nesta segunda-feira (3), o Governo do Amazonas lançou a Operação Aceiro 2024, que tem como objetivo combater incêndios em meio ao período de estiagem dos rios. A ação conta com o envio de 60 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), equipamentos de proteção e uso individual e 14 veículos – incluindo quatro novos – para 12 municípios do sul do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus (RMM).
A operação Aceiro é composta por seis fases com atuação prevista durante todo o período do verão amazônico. Nesta primeira, será integrada pelos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes.
Na ocasião, o governador Wilson Lima entregou ao Corpo de Bombeiros quatro novas viaturas do tipo Auto Bombas Tanques, com investimento de R$ 5,3 milhões de repasse do Governo Federal.
Os militares também passarão por formação nos próximos dias. Serão 40 bombeiros militares qualificados por meio da Instrução de Nivelamento de Curso (INC) coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o CBMAM. A capacitação acontece entre os dias 3 e 8 de junho e após a finalização, a previsão é de que eles sejam enviados ao sul do Amazonas em uma operação de 53 dias.
Para intensificar a força de combate operacional, o Corpo de Bombeiros também iniciou a capacitação de 153 brigadistas, que atuarão nos municípios que integram a operação nesta primeira fase. O curso de brigada nos municípios será ministrado por bombeiros militares com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Na ocasião, também foi lançado o aplicativo Infire, criado para uso exclusivo da corporação com objetivo de ampliar o monitoramento estratégico de incêndios. Por meio dele, é possível consultar, por exemplo, as áreas com maiores focos de incêndio.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias