Número representa um aumento em relação ao ano de 2023. Além disso, o estado registrou, neste ano, cinco óbitos causados pela doença. Às medidas de prevenção da dengue incluem a eliminação de água parada no ambiente doméstico e no trabalho
Divulgação/FVS-RCP
O Amazonas registrou um aumento de 44,2% nos casos de dengue em 2024, em comparação com o ano passado. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) no último boletim epidemiológico publicado na quinta-feira (26).
Este ano também marcou o primeiro caso confirmado de dengue tipo 3 no estado nos últimos 15 anos. De acordo com a FVS-RCP, foram registrados cinco óbitos causados pela doença.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Enquanto em 2023 o estado contabilizou 5.204 casos confirmados, em 2024 o número subiu para 7.507. Esse total abrange os casos registrados desde o dia 1º de janeiro até esta quinta (26). Todos os casos foram confirmados clinicamente pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN-AM).
Segundo a FVS-RCP, até 26 de novembro deste ano, os municípios com os maiores números de casos confirmados eram:
Manaus – 2.473 casos de dengue;
Lábrea – 679 casos de dengue;
Envira – 661 casos de dengue.
O g1 questionou a FVS-RCP sobre os fatores que motivaram o aumento da doença em todo o estado, além de informações sobre a cobertura vacinal do público-alvo no Amazonas, e aguarda uma resposta.
LEIA TAMBÉM
Mais de mil casos de esporotricose humana são confirmados no Amazonas em 2024
Avião que caiu no AM e deixou 2 mortos tinha documentação irregular e não podia voar, aponta Anac
Vigilância e Resposta
No Amazonas, a FVS-RCP realiza o monitoramento das arboviroses por meio do Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas. Além de suporte técnico, capacitações técnicas virtuais e presenciais, a FVS-RCP entrega equipamentos, como veículos, inseticidas aos municípios.
O órgão informa também que os próprios moradores podem realizar os meios de prevenção em casa com medidas como:
Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
Guardar pneus em locais cobertos;
Limpeza das calhas de casa;
Manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados;
Colocar areia nos pratos de vasos de planta;
Amarrar bem os sacos de lixo;
E não acumular sucatas e entulhos.
Duas mortes por dengue são confirmadas no AM, diz FVS