20 de setembro de 2024

Anac multa concessionária do Aeroporto Internacional de SP em R$ 765,7 mil por falha na prestação de serviço a passageiros

Punição corresponde ao não cumprimento da disponibilidade de atendimento mínimo de passageiros em horários de pico, elevando o tempo de espera em filas de embarque e inspeção. Movimentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo
SUAMY BEYDOUN/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou em R$ 765,7 mil a concessionária GRU Airport por irregularidades na prestação de serviço a passageiros nesta terça-feira (2). A empresa é responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, desde 2013.
Segundo a Anac, a multa corresponde ao não cumprimento da disponibilidade de atendimento mínimo de passageiros em horários de pico, elevando o tempo de espera dos usuários em filas de embarque e de inspeção. A infração foi cometida no período de junho de 2018 a maio de 2019, desrespeitando parte do Plano de Exploração Aeroportuária.
No mesmo processo, a concessionária já foi multada em R$ 836,7 mil por descumprir o nível mínimo de atendimento de passageiros em embarques internacionais, de acordo com a agência. Essa punição já foi paga pela concessionária.
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Atualmente, há sete processos em tramitação na Anac contra infrações cometidas pela GRU Airport por não cumprimento do contrato de concessão por reincidência de baixo desempenho de indicadores de qualidade de serviço e problemas na infraestrutura. Todas são referentes à má prestação de serviços aos usuários, e os processos foram abertos de 2018 a 2022.
Procurada pelo g1 SP, a GRU Airport não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

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