Cantor morreu nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro. Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, durante gravações do programa ‘Planeta Xuxa’
Arley Alves/TV Globo/Arquivo
Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, era mais conhecido como Anderson Molejo, por causa da conexão com o Grupo Molejo. O cantor morreu nesta sexta-feira (26), um ano e meio após diagnóstico de câncer na região inguinal.
Nascido no Rio de Janeiro, Anderson é um dos fundadores do grupo carioca de pagode com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.
O Molejo estourou grandes hits em todo Brasil como “Cilada”, “Caçamba”, “Brincadeira de Criança”, “Dança da Vassoura”, “Paparico”, Clínica Geral, entre outros.
O grupo, formado no fim dos anos 1980, também emplacou várias músicas de samba rock, incluindo o próprio “Samba Rock do Molejão”.
Relembre a trajetória de Anderson Leonardo, do Molejo
Anderson assina músicas da banda, como “Dança da vassoura” e “Garoto Zona Sul”, além de hits de outros grupos, como a “Cohab City”, sucesso do Negritude Junior.
O primeiro álbum do Grupo Molejo foi lançado em 1993 e foi impulsionado pela música “Caçamba”. O último disco do grupo foi “Molejo Club”, lançado em 2016 e que trouxe faixas inéditas da banda após seis anos.
Naquele ano, o grupo caiu nas graças novamente do público jovem e descolado, principalmente por causa dos memes e comparações irônicas com artistas como Lady Gaga. A repercussão da banda na internet incentivou a banda a gravar o álbum.
Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, durante gravações do programa ‘Planeta Xuxa’
Arley Alves/TV Globo/Arquivo
Além de fazer o vocal da banda, Anderson também era responsável pelo som do cavaquinho. Ele também atuava como compositor. O registro do Ecad conta com 118 composições assinadas pelo artista.
Apesar de estarem sem álbum há oito anos, a banda segue em atividade nos palcos, e Anderson cumpriu boa parte da agenda mesmo durante o tratamento contra a doença.
Anderson teve quatro filhos. Dois deles seguiram os passos do pai: o cantor e multi-instrumentista Leozinho Bradock, de 29 anos, e Rafael “Molejinn”, de 28, que integra o Grupo Surpreender. O artista também é pai de Alessa Cristyne, de 30 anos, sua primogênita, e de Alice, a caçula, que completa 4 anos em maio.
Alice é filha do cantor com Paula Cardoso, com quem vive um relacionamento desde 2012.