Ex-prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) foi cassado após denúncia de irregularidades na compra de combustíveis; sessão que escolheu novo chefe do Executivo foi realizada nesta sexta-feira (5). Vereadores de Birigui (SP) elegeram André Fermino (PP) para o cargo de prefeito
Rafael Honorato/TV TEM
Os vereadores de Birigui (SP) elegeram André Fermino (PP) como novo prefeito do município. Ele assumiu o Executivo automaticamente, nesta sexta-feira (5), depois que Leandro Maffeis (Republicanos) foi cassado.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Vereadores de Birigui elegem novo prefeito após cassação
Como o vice Carlão Gallindo morreu de Covid-19 em 2021, o presidente da Câmara, José Luís Buchalla (Patriota), deveria assumir. Contudo, ele renunciou ao cargo alegando motivos pessoais e familiares.
Portanto, aos 30 anos, Fermino foi eleito por unanimidade em uma sessão da Câmara que durou cerca de 20 minutos, nesta sexta-feira. Em seguida, se reuniu com funcionários do município.
“Estamos com secretaria de Negócios Jurídicos, vamos entender a situação da prefeitura como um todo, além de chamar secretários e o RH para a cidade não parar. Vamos dar continuidade ao trabalho, agora de forma mais transparente. Também há o apoio da Câmara e agora o Legislativo e Executivo caminham na mesma direção.”
André Fermino (PP) é o novo prefeito de Birigui (SP)
Rafael Honorato/TV TEM
Com isso, Wesley Ricardo Coalhato, conhecido como Cabo Wesley (União Brasil), assumiu a presidência da Casa.
“Ninguém gostaria de ter um prefeito cassado, mas as consequências do mandato nos levaram a isso. A função do vereador é fiscalizar e fazer algo bom pra população. Assumo a presidência da Câmara e, com André no Paço Municipal, vamos ter aproximação e contato para fazer Birigui andar.”
André Fermino (PP) foi eleito prefeito de Birigui (SP) em sessão realizada nesta sexta-feira (5)
Rafael Honorato/TV TEM
Improbidade administrativa
Leandro Maffeis foi acusado de omissão e negligência pelos vereadores, que alegam que o prefeito sabia das irregularidades na compra de combustível para veículos do município. Contudo, esses automóveis estavam parados em oficinas, o que seria uma prova de fraude.
Segundo a denúncia, até os servidores em cargo de chefia participavam do esquema, o que dificultava a fiscalização. Os vereadores alegam que houve aumento significativo de gastos, o que desfalcou os cofres públicos em R$ 55 mil.
A leitura do relatório final da CP começou em setembro do ano passado, mas uma liminar judicial suspendeu a sessão. A Câmara recorreu e conseguiu o direito de retomar o julgamento de onde havia parado, o que terminou com a cassação do prefeito.
Cassação do mandato
Ex-prefeito de Birigui (SP), Leandro Maffeis (Republicanos)
Prefeitura de Birigui/Divulgação
Leandro Maffeis foi cassado pela Câmara de Vereadores, em sessão na quinta-feira (4), após o relatório da Comissão Processante (CP) que investigou a denúncia de irregularidades na aquisição de combustíveis ser aprovado.
Todos os 15 vereadores estiveram presentes no julgamento do parecer final da CP, criada em junho do ano passado. A sessão foi presidida pelo vereador Cesinha Pantarotto (PSD).
Para aprovação do relatório, eram necessários pelo menos 10 votos. 13 vereadores votaram a favor. O único voto contrário foi o da vereadora Sidnei Maria Rodrigues (Avante). O vereador Vadão da Farmácia (DC) se absteve de votar.
Agora afastado do cargo, Maffeis alega que as acusações são fundamentadas em brigas políticas. A defesa dele disse que vai recorrer.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM