24 de setembro de 2024

Aneel aprova aumento de 8,14% nas tarifas das contas de energia do RN a partir de segunda (22)

Reajuste foi aprovado pela diretoria da agência nacional nesta terça-feira (16). Morador pega em tomada
Reprodução/EPTV
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) a partir da próxima segunda-feira (22).
Consumidores residenciais da distribuidora, que atende cerca de 1,58 milhão de unidades, deverão sentir um aumento de 8,14%.
Aumento percentual aprovado
Consumidores residenciais (B1) – 8,14%
Baixa tensão em média – 8,08%
Alta tensão em média – 7,84%
Segundo a Aneel, os principais itens que influenciaram o índice de reajuste aprovado foram os gastos com pagamentos de encargos setoriais, os custos com transmissão de energia e os componentes financeiros.
Ainda de acordo com a agência, a revisão tarifária periódica (RTP) e o reajuste tarifário anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. No caso do reajuste anual, a atualização leva em conta o índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) e outros índices setoriais.
“Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos”, diz a Aneel.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias