4 de janeiro de 2025

Ano de 2024 tem o maior número de casos de dengue da história

Esse ano, com menos de três meses, já se tornou o pior da série histórica: 1.889.206 casos de dengue e 561 mortes confirmadas. Brasil atinge patamar histórico de casos prováveis de dengue
Os casos de dengue no Brasil atingiram, nesta segunda-feira (18), um patamar histórico.
O corpo quase não aguenta a espera. É a fragilidade de quem busca atendimento de urgência.
“Dor no corpo e dor de cabeça e calafrios, e sexta-feira eu dei febre também na escola”, relata Ruth Souza Araújo, de 13 anos.
O Ministério da Saúde registra os casos prováveis de dengue há 24 anos. Em 2010, o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos pela primeira vez. Cinco anos depois, chegou ao número mais alto até então, com quase 1,7 milhão de casos. E, em 2023, ficou bem próximo disso. Agora, 2024, com menos de três meses, já se tornou o pior ano da série histórica: 1.889.206 casos de dengue e 561 mortes confirmadas.
Ano de 2024 tem o maior número de casos de dengue da história
Jornal Nacional/ Reprodução
Minas Gerais têm o pior cenário. De cada três pessoas com dengue no país, uma vive ali. Uma UPA na região noroeste de Belo Horizonte está tão cheia que foi necessário reforçar o atendimento com a instalação de um container, do lado de fora, para receber exclusivamente pessoas com sintomas de dengue.
A auxiliar de produção Raquel Veronica de Oliveira foi atrás de uma consulta depois que a doença se espalhou pelo bairro dela.
“O meu esposo deu dengue, as minhas vizinhanças também deram, sabe. O pessoal lá quase todo mundo com dengue”, conta ela.
O infectologista Estevão Urbano explica que a situação ainda deve piorar, porque o avanço da doença é diferente pelo país:
“Por exemplo, no Sudeste, é provável que nós estejamos no pico ou chegando ao pico, para depois termos, lentamente, uma queda. Em outras regiões, nós podemos ainda estar em direção ao pico”.
Dengue: bastam 10 minutos por semana para eliminar focos do aedes aegypti dentro de casa; veja dicas
A secretária em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, diz já esperava um cenário com a possibilidade de mais de 4 milhões de casos em 2024 e que o ministério atua para acompanhar, de perto, o avanço da doença.
“Sempre tudo que nós estamos fazendo aqui no nosso ministério está em conversa, em acordo, em conjunto com o conselho nacional de secretários municipais e secretários estaduais. Então, estamos fazendo tudo para que a gente possa ter uma coordenação conjunta desse momento que nós estamos vivendo da dengue no Brasil”, diz a secretária.
A dengue atingiu a família inteira da confeiteira Tamires dos Reios Jacob em 2024.
“Não estava conseguindo andar direito, meu esposo tinha que me ajudar ir no banheiro. Tentar fazer o máximo para não deixar água parada. Ficar vigilante”, conta.
LEIA TAMBÉM
Brasil supera casos de dengue de 2023
Cidade de SP decreta estado de emergência para a dengue
Dipirona e paracetamol contra dengue: quais cuidados tomar ao buscar remédios para sintomas da doença

Mais Notícias