27 de outubro de 2024

Anta que morava em comunidade e desafiou equipe de resgate retorna à natureza no Amapá

‘Fred’ foi devolvido à natureza na manhã desta quinta-feira (24) em uma reserva no município de Pedra Branca. Na primeira tentativa, o animal resistiu à captura pelo Ibama e quebrou a gaiola. Anta Fred retorna à natureza após resistir ao resgate
A anta ‘Fred’ finalmente retornou à natureza na manhã desta quinta-feira (24), após diversos episódios de ‘rebeldia’. Nas primeiras tentativas de resgate, o animal quebrou a caixa de transporte e tentou fugir, mas com a ajuda da população de Mazagão, a transferência foi possível.
O animal havia sido considerado um problema para a população local, pois estava invadindo áreas de agricultura e causando prejuízos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amapá, Bernardino Nogueira, com a ajuda da ‘dona’ do animal, Elisama, que cuidou de Fred desde pequeno, foi possível convencê-lo a entrar na gaiola.
Ele será transportado até uma reserva ambiental no município de Pedra Branca do Amapari.
“A gente teve que contar com a ajuda da comunidade, principalmente da dona Elisama França, que tinha um domínio muito grande sobre ele. Ele gostava muito dela e ela dele”, explicou Bernardino.
O superintendente explicou que na primeira busca, por se tratar de um animal de 3 anos, imaginava-se que ele teria cerca de 120 quilos, levando um transporte proporcional. Ao chegar ao local, se depararam com um animal muito bem nutrido, com cerca de 300 quilos.
Anta Fred será devolvida à natureza
Divulgação
“Ele comia uma plantação de um hectare em uma noite”, disse Bernardino.
A operação de resgate foi realizada após um reforço no transporte e a ajuda com frutas e verduras que deixaram o animal um pouco mais calmo.
Após o resgate, a anta foi transportada por mais de 350 quilômetros, sem incidentes e solta em uma área segura, onde poderá constituir bando e família.
“Ele vai poder viver em segurança, longe dos caçadores e do homem”, afirmou Bernardino.
Relembre a História de Fred:
A anta foi encontrada na natureza com muitos ferimentos, por moradores da região, que o levaram para a comunidade até que ela ficasse completamente curada. A Elisama França foi quem cuidou de Fred durante todos esses anos.
“Os meninos foram pro mato, encontraram ele doente, ferido lá no mato, eles trouxeram. Aí aqui eu cuidei dele. Quando os ferimentos dele ficaram sarados, eu soltei ele, que era pra ele ir embora, mas ele não foi, ele ficou, ele não quis ir embora e ficou aqui na nossa comunidade”, disse.
Fred ainda filhote na comunidade
Divulgação
Elisama afirmou ainda ao g1, que seu desejo era continuar com Fred na comunidade, mas disse que não tinha condições de manter o animal por seu tamanho, a quantidade que comia e por conta dos prejuízos.
“Agora ele cresceu, tá grande né? Ele tá começando a dar prejuízo pro pessoal, comendo as plantações”, contou Elisama.
O superintendente do Ibama completou que a anta é um animal de grande importância para a Amazônia, principalmente para gerar a dispersão de sementes no meio-ambiente.
“A importância desse animal para a natureza é muito grande, é um animal que faz dispersão de sementes, ele ingere e depois faz a dispersão na floresta, e com isso essa semente nasce e vai reflorestando de novo a floresta. E também para o equilíbrio ambiental, ele é um animal grande, de grande porte, macho e que está em fase de reprodução, saudável e com isso, vai gerar probabilidade de equilíbrio, com certeza ele vai conseguir viver bastante ainda. E ele vive até 20 anos”, finalizou
LEIA TAMBÉM:
Mulher que criou anta durante 3 anos no AP chora ao devolver animal à natureza: ‘É o meu bichinho’
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias