Leila Costa ficou em 2º. Cláudio Castro decidirá entre os dois para substituir Luciano Mattos, que em 2023 foi mantido no cargo pelo governador apesar de ter ficado atrás na eleição. Antonio José Campos Moreira foi o mais votado no MP para o cargo de procurador-geral de Justiça
Divulgação/MPRJ
O procurador Antonio José Campos Moreira foi o mais votado no Ministério Público do Rio na eleição para procurador-geral de Justiça do Rio, no biênio de 2025 a 2027.
Antonio José teve 583 votos, contra 346 de Leila Costa, a única concorrente.
Desta vez, a eleição não teve um terceiro membro do MP para formar a chamada lista tríplice. Agora, a lista com esses dois nomes segue para aprovação do governador Cláudio Castro, que não tem a obrigação de escolher o mais votado.
Em 2023, Leila foi a mais votada, mas Castro gerou polêmica ao optar pelo segundo colocado, mantendo Luciano Mattos no cargo, que ele ocupará até janeiro de 2025.
Perfis
Antonio José enntrou no MP em 1987 e hoje é o procudor titular da 1ª Procuradoria de Justiça junto à 2ª Câmara Criminal do TJRJ.
Antes, foi procurador-geral de Justiça em exercício, subprocurador-geral de Justiça, assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Institucionais, assessor-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Criminal, e coordenador da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito (1995/1996), além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
Leila Machado Costa está na instituição desde 1989 e, atualmente, é titular da 3ª Procuradoria de Justiça da Infância e da Juventude Infracional.
Também já ocupou os cargos de subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional, coordenadora do CAO Infância e Juventude e coordenadora do Fórum Nacional de CAOs da Infância e Juventude e Educação, e foi integrante da Comissão de Planejamento Estratégico Nacional do CNMP e do Conselho de Defesa do Direito da Pessoa Humana.
Leila Machado Costa foi a mais votada para a Procuradoria-geral do Rio
Divulgação