24 de setembro de 2024

Ao EPTV1, Mario Casale, candidato a prefeito de São Carlos, propõe ensino integral, ônibus movido à hidrogênio e digitalizar a prefeitura

Candidato do Novo é o 1º convidado de série de entrevistas que emissora realiza com os concorrentes no pleito municipal. EPTV1 entrevista Mario Casale, candidato a prefeito de São Carlos
O candidato do Novo à Prefeitura de São Carlos (SP), Mario Casale, propôs, em entrevista ao EPTV 1, nesta segunda-feira (23), estruturar o ensino municipal integral e atividades contraturno. (Veja a íntegra no vídeo acima.)
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Mario Casale é o 1º convidado de uma série de entrevistas ao vivo que a EPTV Central, afiliada da TV Globo, realiza nesta semana durante o jornal EPTV 1 com os candidatos à Prefeitura de São Carlos.
Veja, abaixo, o cronograma:
23/09: Mario Casale (Novo)
24/09: Netto Donato (PP)
25/09: Newton Garcia (PT)
Durante os 10 minutos de entrevista, o candidato também falou sobre mudanças no transporte, com a inserção de ônibus movido a hidrogênio, e sobre melhorar os serviços da prefeitura usando Inteligência Artificial. Veja abaixo os destaques:
Veja a página especial de eleições do g1 São Carlos e Araraquara
O candidato Mario Casale dá entrevista ao jornal EPTV1
Reprodução EPTV
Ensino integral
Mario Casale propõe, em seu plano de governo, uma educação integral e inclusiva e criar atividades para as crianças no período que ela não está na escola.
“Essa é a meta. É claro que em quatro anos a gente não consegue chegar em educação integral para todos os alunos, mas nós vamos buscar isso com muita força muito veemência. (…) Em relação ainda à educação, nós temos um projeto para aumentar muito as atividades no contraturno. A gente pode otimizar os espaços já disponíveis na cidade como salões de igreja, que muitas vezes ficam fechados e parados durante a semana e que podem ter as crianças lá”, afirmou.
Ônibus a hidrogênio
Casale disse que em suas andanças pela cidade, a população reclama demais do transporte público e propõe maior fiscalização do contrato, além de algumas melhorias no serviço, como o uso de ônibus movido a hidrogênio.
“A gente tem a impressão de que o contrato não está sendo seguido. Ele deveria ter 95% de pontualidade em relação a todas as paradas de ônibus, 99% das rotas cumpridas e o que a gente ouve da população é que isso não é cumprido. Então, a gente vai fiscalizar primeiro de tudo e trabalhar para resolver essa falta de ônibus que tem em São Carlos, falta de rotas. A gente quer incluir vans para que tenha mais opções, mais horários disponíveis para as pessoas e mais rotas porque tem muitos lugares onde não tem disponibilidade ou disponibilidade a cada duas horas, tá muito ruim. A questão da substituição é uma coisa que vai ter que ser negociado também com a empresa no contrato, mas nós estamos na capital da tecnologia, pode pensar lá na frente até em hidrogênio, por que não? A gente tem que usar tecnologia para melhorar a nossa vida. A gente vai melhorar tanto a questão de poluição sonora quanto o nosso ar.”
Tecnologia
Ainda sobre tecnologia, o candidato pretende estimular essa tendência da cidade às atividades de alta tecnologia, tanto para atração de empresas quanto para a melhoria de atividades da prefeitura.
“Nós vamos fazer isso na prefeitura, colocar um baita de um time para trabalhar com tecnologia. A nossa prefeitura, assim como nosso site está na idade da pedra. A gente pode avançar muito, digitalizar, tem que rever processos, rever fluxos de trabalho. É botar gestão básica para trabalhar e trazer tecnologia, a gente precisa usar inteligência artificial para melhorar os processos na prefeitura. Nós queremos fazer aqui em São Carlos o quadrilátero da Inovação em que nós vamos colocar na região central, atrair empresas, ajudar as startups a se estruturarem e nós vamos criar a esteira de startups para que a gente possa fazer uma nova revolução em São Carlos porque, desde que veio a Embrapa e as universidades para cá, não foi feito mais nada de grandioso na nossa cidade. Nós vamos tornar São Carlos uma referência em Inteligência Artificial, nós temos aqui é ciências da computação, TI, matemática física, tudo que precisa para fazer isso”, disse.
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias