O candidato foi o último ouvido pelo g1 na série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santarém. Candidato JK do Povão
Reprodução
JK do Povão, candidato do Partido Liberal (PL) à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, disse que, se eleito, irá priorizar a atenção primária à saúde valorizando os profissionais e construindo mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 4 Unidades Básicas de Saúde 24h na periferia; atendimento integral à população em situação de rua, inclusive com abrigo. JK também rechaçou fala de um dos adversários políticos, de que ele não teria apoio do governador.
“A UPA está atendendo uma demanda que não é dela, porque o Hospital Municipal que pegou fogo em setembro ano passado ainda não reabriu suas portas integralmente. A saúde em Santarém foi esquecida pela atual gestão, e a gente precisa olhar a saúde como prioridade, a gente precisa salvar vidas. A gente tem perdido vidas em Santarém por falta de leitos, de médicos especialistas, de medicamento e de estrutura”.
O candidato que todos os dias recebe pedidos de ajuda de familiares de pacientes que precisam de internação e exames.
“Todos os dias eu abro meu celular e tem lá 10, 15 pedidos de famílias clamando pra salvar seu parente que está precisando de leito, de exame, que muitas vezes nem o municipal e nem o governo do estado através do HRBA estão oferecendo”.
JK do Povão responde sobre construção de nova UPA
JK do Povão encerrou a série de entrevistas do g1 com os candidatos à Prefeitura de Santarém. O candidato é vereador. Antes da eleição para a Câmara Municipal em 2020, ele ficou conhecido por sua atuação como blogueiro, sempre denunciando problemas nas áreas da saúde e infraestrutura da cidade.
Veja a entrevista na íntegra
Segundo o candidato, se ele for eleito, seu governo vai criar condições para que os pacientes do SUS que são atendidos nas UBSs, UPA, Hospital Municipal e Ambulatório consigam fazer os exames solicitados pelos médicos.
“É preciso ter um olhar especial também com o Centro de Especialidades. Hoje para as pessoas terem acesso a consulta com um médico especialista é muito dificultoso. E principalmente com exame, porque quando a pessoa vai no ambulatório e é atendida por um médico que pede um exame que custa R$ 1.200, ela não tem condições de pagar. E a gente precisa que ela seja consultada e realize o seu exame”.
Cuidador para crianças autistas
Na avaliação do candidato, embora a educação funcione bem no tocante à garantia de merenda escolar e oferta de ensino de qualidade, tem deixado a desejar no atendimento ao público da educação especial, principalmente aos autistas nível 3 que precisam de um maior suporte, como mediador e cuidador.
O candidato disse que tem recebido muitos relatos de mães que estão deixando de levar seus filhos para escola, porque eles precisam de cuidador e a escola não tem disponibilizado esse profissional. Compromisso que ele assumiu durante a entrevista, de garantir cuidador para as crianças autistas que precisam desse suporte na escola.
JK do Povão responde sobre incentivo financeiros aos professores e cuidador para autistas
“A gente precisa valorizar os nossos profissionais em todas as áreas, principalmente os que trabalham com crianças autistas. A gente não pode mais aceitar que crianças não vão pra escola, que não tenham aulas por falta de profissionais na educação especial. Tem crianças que não estão estudando, porque a escola não tem o cuidador. E nós não vamos mais aceitar que isso aconteça”.
População em situação de rua
O candidato falou sobre a ampliação do atendimento à população em situação de rua, que ele pretende implementar, caso seja eleito, inclusive com local adequado onde as pessoas possam dormir à noite, diferente da proposta atual do Centro Pop que oferta serviços para esse público somente durante o dia.
“A gente vai ter um olhar especial para as pessoas em situação de rua, porque elas não podem ir pro Centro Pop de manhã tomar café, tomar banho, almoçar e à tarde ser jogadas pra rua. A gente vai ter que arrumar solução para que essas pessoas possam também dormir, e através de programas sociais dar oportunidade dessas pessoas voltarem ao convívio social, como um trabalho”.
JK do Povão responde sobre atendimento à população em situação de rua
JK contou que mora perto do Centro Pop e todo dia recebe na minha casa dele, pessoas que aparecem para tomar café, almoçar, porque estão desassistidas.
“A gente não pode atender essas pessoas só uma parte do dia, a gente tem que dar atendimento integral 24 horas”.
Capital do turismo na Amazônia
Transformar Santarém em capital do turismo na Amazônia é uma das propostas de JK do Povão. Ele disse que pretende fazer isso com incentivo fiscal às empresas do segmento turístico, destravando o licenciamento em áreas de APA e estruturando os atrativos, como Alter do Chão, Ponta de Pedras, entre outros.
“Nós temos uma cidade turística, mas que hoje não gera emprego e nem renda através do turismo. E a gente precisa estruturar o turismo para ser a capital do turismo na Amazônia. Tem que incentivar as empresas a virem pra cá. Tem muita área de APA em Santarém que a gente precisa destravar, porque o turismo foi esquecido pelas gestões que passaram. A vila de Alter do Chão é nosso principal atrativo turístico e está abandonada. O turista que volta a Alter do Chão, volta porque gostou das belezas naturais”.
JK do Povão responde sobre desenvolvimento do potencial turístico do município
JK também falou sobre geração de empregos a partir da atração de novos investimentos, inclusive no segmento de portos. O candidato disse que é necessário resolver a questão dos portos de forma ordenada, cumprindo a legislação. Na grande área do Maicá, por exemplo, defende que é preciso fazer um levantamento de quantas famílias serão afetadas e dar casas para elas morarem em outro local.
“Os empregos que serão gerados futuramente devem beneficiar essas famílias também. A gente não pode mais travar Santarém para receber indústrias, empresas, que infelizmente não recebem incentivo do poder público. Os ambientalistas não querem o desmatamento, eu também não quero o desmatamento, mas a gente tem que ver uma maneira de Santarém crescer e a gente não prejudicar o meio ambiente”.
Apoio à agricultura familiar
O candidato defende uma aproximação maior da gestão municipal com o setor produtivo, assim como, a oferta de assistência técnica para que os agricultores familiares tenham condições de aumentar a sua capacidade produtiva.
“Recebi a turma das cooperativas e da agricultura familiar e o que eles me relataram é que a agricultura familiar foi abandonada em Santarém sem nenhuma estrutura e profissionais qualificadas. A Secretaria de Agricultura gasta dezenas de milhões por ano só pra recuperar ramal e esquece do pequeno agricultor”.
O candidato disse que se for eleito, vai dar estrutura não só em equipamento, mas também com profissionais técnicos para ajudar a desenvolver a agricultura familiar, possibilitando que o produto chegue com qualidade à mesa do consumidor.
Ataque à fala de adversário
Ao final da entrevista, JK do Povão rechaçou a fala de um dos adversários, de que ele não tem apoio do governador Helder Barbalho.
Considerações finais do candidato JK do Povão
“O outro candidato diz que eu não vou ter apoio do governador. Mas eu quero dizer pra vocês que o governador quando se elegeu em 2018 ele fez uma promessa de atender os 144 municípios, ele não é governador de um partido, ele é governador do povo. Então eu quero alertar vocês que não caiam nessa conversa.”
Também falou sobre sua atuação como vereador na cobrança ao governo estadual.
“O JK na Câmara como vereador foi muito responsável. O que eu fiz foi cobrar do governo do estado as melhorias para Santarém, principalmente o abastecimento de água, que foi uma promessa do governador solucionar até dezembro de 2022 e infelizmente ele não solucionou; a ampliação de leitos clínicos no Regional, que também foi uma promessa do governador e ele não cumpriu e conclusão do Materno Infantil prometida para 2020 e já se passaram mais quatro anos e até agora a obra não foi concluída.”
Quem é JK do Povão
Juscelino Kubitscheck Campos de Sousa, o popular “JK do Povão”, é o filho caçula do ex-prefeito de Santarém, Ronaldo Campos, e de Rosilda Campos. Ganhou o nome em homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck.
JK é casado com Andréa Ribeiro e pai de Juliana e Ronaldo Neto, com quem compartilha a alegria de ser avô de Ravi, José e Cauã. Ex-servidor público municipal e estadual, JK ganhou notoriedade como blogueiro através do “Blog do JK”, criado em 2012, com postagens sobre questões sociais e críticas ao atendimento público. Em 2020, com 45 anos, foi eleito vereador pelo PSDB.
Em 2022, JK concorreu ao cargo de deputado estadual, obtendo mais de 27 mil votos e ficando na segunda suplência. Nas redes sociais, onde conta com mais de 600 mil seguidores, JK continua sua trajetória política pelo PL (Partido Liberal). Apoiado por diversos segmentos da sociedade, o candidato tem como foco: servir e devolver ao povo o que é do povo.