21 de setembro de 2024

Ao g1, Professora Bebel propõe câmeras corporais para guardas, contratação de leitos privados e critica gestão do saneamento

Candidata à Prefeitura de Piracicaba foi a sétima entrevistada da série que jornalistas do g1 Piracicaba e da rádio CBN Campinas realizam com todos os concorrentes no pleito. A candidata do PT à Prefeitura de Piracicaba (SP), Professora Bebel, afirmou, em entrevista ao g1 e à rádio CBN na manhã desta terça-feira (3), que pretende, se eleita, implantar câmeras corporais nos uniformes de guardas municipais. A justificativa é, segundo ela, trazer mais segurança aos agentes e também transparência para a sociedade.
“Sou favorável a ter câmeras. Acho que tem que ter. Mesmo com toda divergência que eu tinha com o governo Doria [João Doria, ex-governador de São Paulo], isso foi um acerto. Porque os policiais ficam mais seguros. É uma questão de segurança e também de transparência para a sociedade. Isso é algo que nós defendemos, que implante as câmeras na Guarda para que a gente tenha segurança e monitoramento”, disse.
A sabatina com Professora Bebel foi a sétima da série de entrevistas que o g1, em parceria com a CBN, realiza com todos os candidatos à Prefeitura de Piracicaba. Veja abaixo o cronograma:
26/08 – Alex Madureira (PL)
27/08 – Barjas Negri (PSDB)
28/08 – Edvaldo Brito (Avante)
29/08 – Helinho Zanatta (PSD)
30/08 – Luciano Almeida (PP)
02/09 – Paulo Campos (Podemos)
03/09 – Professora Bebel (PT)
04/09 – Vinícius Bena (PCB)
Bebel (PT) no g1: candidata promete câmeras corporais para guardas em Piracicaba
Deputada estadual eleita em 2018 e reeleita em 2022, além de professora de português e literatura portuguesa, Bebel ainda propôs, durante a entrevista, a contratação de leitos na rede privada para melhorar a saúde e criticou a gestão do saneamento do município. Veja os detalhes:
Candidata Professora Bebel (PT) participa de sabatina com jornalistas do g1 e CBN Campinas.
Marcelo Gaudio/g1
Saúde
A candidata disse que, para melhorar o tratamento da saúde às populações da periferias de Piracicaba, ela pretende buscar parcerias com o governo federal para levar mais Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) à cidade. Entretanto, enquanto a medida não for viabilizada, ela quer fazer convênios para contratar vagas em hospitais privados.
“Até que se construa [UPAs e UBSs], queremos fazer convênio ou parceria com hospitais, além dos filantrópicos, que já temos a Santa Casa e Fornecedores de Cana, também os privados, porque vida não espera. Precisa dar resposta imediata. (…) Vamos trabalhar com essa ideia: investir no paciente buscando vagas na rede privada e buscando o governo federal”.
Bebel (PT) no g1: candidata propõe convênios com hospitais privados para abrir leitos
Saneamento
Professora Bebel criticou ainda a gestão que é feita no saneamento da cidade, por meio da Parceria Público-Privada (PPP), assinada em 2012 entre a prefeitura e a concessionária Águas do Mirante, para terceirizar o tratamento de esgoto em Piracicaba. A concessão, de acordo com ela, contribuiu para o déficit no Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
“É um déficit que vem da má gestão. Primeiro tem a PPP da Águas do Mirante e ela degradou muito. Não vou usar degradou, mas ela encareceu os serviços. Hoje, você paga esgoto tal qual paga a água. É um por um. Nós vamos rever o contrato com segurança jurídica. Não vou fazer fala fácil aqui, falar que vou acabar com o contrato. Eu vou rever. se for possível acabar, eu vou acabar com o contrato e aí dar mais verbas para a água, investir mais no Semae, que sempre cumpriu um papel importante em Piracicaba”.
Bebel (PT) no g1 Piracicaba: candidata critica gestão do Semae e propõe rever concessão
Transporte público
A candidata criticou também as políticas de transporte público de Piracicaba, entre elas o que chamou de “inversão do plano diretor”, que estendeu a zona urbana e dificultou a locomoção dos moradores que moram longe do Centro. Ela afirmou que pretende redesenhar o trajeto de necessidade da mobilidade urbana nos bairros e também aumentar a frota.
“Tudo é conversável. Tem lugares que não comportam talvez o ônibus para ir até o ponto de ônibus. Aí você pode ter uma van para ir até lá. É uma integração que já foi feita. A primeira revolução foi feita no governo Machado [José Machado, prefeito de Piracicaba por dois mandatos] que é o Terminal Central integrado. Você sai da Vila Sônia e com um único bilhete faz Piracicaba inteira descendo nos terminais integrados. Então você pode colocar as vans até que se construa mais terminais para suprir esse déficit”.
Bebel (PT) no g1 Piracicaba: candidata propõe redesenhar transporte público e manter frota
DDM 24h
Em relação às políticas de proteção à mulher, Bebel prometeu que vai dialogar com o estado e a União para implantar uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Piracicaba que funcione durante 24 horas.
“Uma das lutas que eu quero fazer é ir até o governo federal e trazer a delegacia 24 horas para a mulher se sentir protegida. Por mais que se tente, nas atuais delegacias, não se trata especificamente da violência contra a mulher”.
Bebel (PT) no g1: candidata defende Delegacia da Mulher 24h em Piracicaba
Rio Piracicaba
Uma das propostas presente no plano de governo da candidata é um “pacto pelo Rio Piracicaba”. Segundo ela, a medida consiste em uma força-tarefa que contemple órgãos dos governos municipal, estadual e federal para proteger o manancial e evitar desastres ambientais como o que aconteceu em julho, com a mortandade de 36 toneladas de peixes.
“Primeiro, vamos entender que Piracicaba não é Piracicaba se não tiver o Rio Piracicaba. A identidade de Piracicaba é o rio. Ponto. O pacto envolve Ministério da Pesca, Ministério do Meio Ambiente, governo estadual e município. (…) O Rio Piracicaba é um patrimônio e, mesmo sendo um patrimônio, tem que ter atenção do governo federal. Não estou eximindo o governo que eu defendo, mas o governo do Tarcísio [Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo] não pode se eximir falando que o pescador pode fazer um empréstimo. Tem que dar emergencialmente um salário para os pescadores. Até limpar tudo e os peixes pararem de morrer, você vai matar os pescadores de fome”.
Bebel (PT) no g1: candidata defende ‘pacto’ pelo Rio Piracicaba
VÍDEOS: trechos da entrevista com Professora Bebel
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias