18 de outubro de 2024

Ao g1, Willian Souza promete hospital no 1º ano de governo, ensino integral e terminais para implantar Bilhete Único

Candidato à Prefeitura de Sumaré foi entrevistado por 25 minutos após seu adversário no 2º turno não participar do debate nesta quarta (16). Willian Souza (PT): assista à entrevista na íntegra do candidato de Sumaré
Candidato do PT na disputa pela Prefeitura de Sumaré (SP) neste 2º turno, Willian Souza, afirmou, em entrevista ao g1, à rádio CBN e ao portal acidade on, que construirá um hospital muncipal no 1º ano de mandato, além de reorganizar gastos e unidades básicas de saúde.
Willian Souza foi entrevistado por 25 minutos após o debate previsto para ocorrer nesta quarta (16) ser cancelado depois de Henrique do Paraíso (Republicanos), seu adversário no 2º turno, informar em nota que não participaria do embate por conta de um “compromisso inadiável”.
No debate realizado pelo g1 no primeiro turno, Henrique do Paraíso também faltou. Relembre, aqui, como foi o debate do primeiro turno
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Durante a entrevista, o candidato falou sobre a busca por alianças no 2º turno, e lamentou a ausência do adversário no debate.
Willian Souza (PT), candidato à Prefeitura de Sumaré (SP) no segundo turno
Marcelo Gaudio/g1
Willian falou sobre como pretende implantar o ensino integral em escolas nas diferentes regiões do município, defendendo que a ação ocorreria com recursos federais, e também detalhou sobre o programa “Sexta-Feira Feliz”, em que prevê entrega de um kit nutricional para que estudantes da rede municipal se alimentem aos finais de semana.
Ampliação da guarda, implantação de uma “muralha eletrônica” e uso de drones foram abordados como questões de segurança pública, e as construções de uma rodoviária e terminais pela cidade, para implantação do Bilhete Único, também foram destacados na área de mobilidade urbana.
É a primeira vez na história que Sumaré tem disputa de 2º turno para escolha do prefeito. Isso ocorre pois o município ultrapassou a marca de 200 mil eleitores.
No primeiro turno, Henrique do Paraíso (Republicanos) somou 57.171 votos (44,4%), e Willian Souza (PT) obteve o apoio de 40.550 eleitores (31,5%). Veja como foi o resultado do primeiro turno.
Confira os vídeos da entrevista de Willian Souza (PT):
Saúde
Tema central do debate do 1º turno, William Souza promete a construção de um hospital municipal em Sumaré logo em seu primeiro ano de mandado, caso eleito.
Questionado sobre os desafios para a obra, dos recursos a questões burocráticas, como projetos e licitações, o candidato defendeu o uso de um prédio pronto da cidade para a instalação da unidade e do uso de recursos federais para viabilizar o projeto.
“Eu já consegui através do ministro Alexandre Padilha e do próprio presidente da República um compromisso de fazer o hospital municipal. Agente calcula que essa entrega será de quase 60 milhões de reais (…) Para administrar nós vamos reorganizar o dinheiro que é gasto com a organização de saúde que chega a quase 100 milhões de reais”, disse.
Willian Souza (PT): candidato explica sobre proposta de construção do hospital municipal
Ainda no campo da saúde, o candidato do PT defendeu que a rede básica da cidade precisa ser reorganizada e ampliada.
“Nós precisamos reorganizar, fazer concurso público para a rede de saúde, contratar mais profissionais para que tenham cargos de carreira e que trabalhem nos agentes comunitários de saúde e de endemias e capacitar a saúde da família. Mas ainda assim, para atender tudo isso na atenção básica, é necessário ter um hospital 24 horas para atender toda a nossa população”.
Educação
Willian Souza (PT): candidato promete criar escolas de tempo integral em Sumaré
Na área da educação, que Willian Souza elencou como prioridade ao lado da saúde, o candidato defendeu a implantação de escola de ensino integral em diferentes regiões de Sumaré, usando parcerias com os governos federal e estadual para não se “limitar ao orçamento” municipal.
Segundo Willian, a ideia é criar uma escola por região, como Matão, Área Cura, Nova Veneza, Maria Antônia, Picerno, além da região central e rural, a partir de um convênio com o governo federal.
“Tem que ter criatividade, boa vontade, saber fazer alianças, buscar recursos e administrar a cidade. Eu sou daqueles que não vê limites na frente, que vai à frente (…) A escola de tempo integral é uma modalidade criada pelo Ministério da Educação e da Cultura, que disponibilizou para diversos municípios. Basta entregar o projeto, criar, que vem o recurso”, destacou.
Mobilidade urbana
Willian Souza (PT): candidato fala sobre propostas para transporte público em Sumaré
Quando abordado sobre propostas sobre mobilidade urbana, Willian Souza tratou como peças-chave as construções de uma rodoviária municipal, com busca de recursos junto ao Ministério dos Transportes, e de terminais nas diferentes regiões para implantar o Bilhete Único em Sumaré.
“Nós vamos implantar o bilhete único para que as pessoas possam transitar e ter uma economia melhor. E, de forma gradativa, responsável e tranquila, implantar tarifa zero, com fundo do transporte, com economia, com muito cuidado (…) Tudo isso é possível. Monte Mor, do nosso lado, tem. Paulínia tem os subsídios. E mais de 100 cidades no Brasil todo já implantaram {tarifa zero]. Nós estudamos com técnicos para que isso seja possível”.
Considerações finais
Willian Souza (PT): candidato faz as considerações finais na entrevista
Willian Souza: “Estou muito pronto para governar a cidade de Sumaré. Me preparei ao longo desse tempo, como vocês puderam observar, para poder cuidar de toda a nossa população. A cidade que eu cresci, que me viu crescer, merece um prefeito com coragem, com determinação, que não foge do debate e que tem muita ousadia para poder administrar Sumaré, sem olhar para problemas. Não sou daquele que, quando não concordo com alguma coisa, saio chutando no meio da avenida. Eu não faço isso. Eu quero dialogar, conversar e construir uma cidade cada vez melhor. Conta comigo mais de oito partidos políticos, agora chegando a dez, e da bancada de 21 vereadores que disputaram a Câmara, nove estão com a gente. Nós temos uma força e uma união para cuidar da cidade de Sumaré. Não deixo aqui de falar do meu vice, o Décio Marmirolli, que é um grande guerreiro, amigo, empresário, uma pessoa do centro da cidade, de sobrenome tradicional, do União Brasil, que trabalha ao meu lado e que juntos nós vamos cuidar de Sumaré. Peço uma oportunidade para toda a população. Observe, nos próximos dias, a grande união de forças que nós estamos fazendo, sem olhar para a direita, para a esquerda, para o centro, mas pensar em Sumaré, no nosso povo. Livre Sumaré do extremismo, livre Sumaré dos absurdos e da covardia. Olhe para a frente, para o futuro promissor que toda a nossa cidade tem. Vote Willian, vote 13”.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias