17 de novembro de 2024

Ao NE1, Gilson Machado promete ‘verticalizar cidade’, contratar mais de mil profissionais de saúde e nega ter mentido sobre creches

Ele foi ouvido nesta quarta (25) na série de entrevistas do NE1 com os candidatos à prefeitura do Recife. Gilson Machado (PL) é entrevistado no NE1
Candidato do PL à prefeitura do Recife, Gilson Machado disse, nesta quarta-feira (25), que vai “verticalizar a cidade” com a substituição de edifícios baixos e contratar mais de mil profissionais de saúde. Ele também negou ter espalhado notícias falsas sobre irregularidades em creches geridas vinculadas à prefeitura (veja no vídeo acima a íntegra da entrevista).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
Ele foi ouvido na série de entrevistas do NE1, da TV Globo, com os postulantes ao comando da capital pernambucana.
Os três candidatos que tiveram ao menos 5% na última pesquisa eleitoral do Datafolha foram entrevistados ao vivo pelos jornalistas Márcio Bonfim e Gustavo Ferreira. As entrevistas tiveram duração de 30 minutos, com as íntegras disponíveis no Globoplay.
LEIA TAMBÉM:
Veja íntegra da entrevista de Gilson Machado
A ordem dos entrevistados foi definida por sorteio realizado com a participação dos representantes dos partidos em 19 de setembro. Na segunda-feira (23), o prefeito João Campos (PSB) abriu a série de entrevistas. Na terça-feira (24), o entrevistado foi Daniel Coelho (PSD).
Veja todos os trechos da entrevista:
Confira, abaixo, alguns dos temas abordados na entrevista:
Declaração sobre creches
Gilson Machado responde a pergunta sobre políticas para comunidade LGBTQIA+
O candidato foi questionado sobre políticas para pessoas LGBTQIA+ nas escolas, mas respondeu com ataques ao atual prefeito, João Campos (PSB), que é candidato à reeleição. Gilson Machado, após fazer denúncias sobre supostas irregularidades em creches vinculadas à prefeitura, foi alvo de diversas ações judiciais que culminaram na suspensão de peças de campanha.
“Depois do relatório do TCE, o prefeito atual, João Campos, ele disse que era normal, ele normalizou agora não ter alvará de bombeiro para creche, não ter fiscalização, e o que é mais grave: no começo ele deu três entrevistas, na primeira, ele me chamou de mentiroso e me tirou do ar por fake news. Fique sabendo, João Campos, que você é que vai ser o processado por mentir, me acusando de fake news. Porque quem acusa outro de um crime, criminoso é”, afirmou.
Verticalizar a cidade
Gilson Machado responde a pergunta sobre enfrentamento da crise climática
Questionado sobre propostas para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, Gilson Machado afirmou que pretende, como forma de reduzir as emissões de gás carbônico, reduzir o engarrafamento na cidade e “verticalizar a cidade”, com incentivos para a construção de estacionamentos na cidade.
Ele afirmou, também, que vai criar um projeto de novas construções e criticou o Plano Diretor Municipal por não “celebrar o estacionamento”. Disse, também, que a falta de estacionamentos é parte da razão para os engarrafamentos na cidade, por causa dos carros estacionados nas calçadas das ruas do Recife.
“No Centro do Recife tem prédios que merecem, sim, ser demolidos, substituídos por edifícios verticais altos, diga-se de passagem. Eu vou verticalizar a cidade e vai ser uma cidade verde. Quem for construir lá, vai fazer o edifício verde como na parte Sul do Recife, vamos pegar e colocar entre o Aeroporto e o Cais do Recife. Vamos transformar em grandes quadras ali na Avenida Sul. A gente vai tirar aquilo dali e fazer as quadras como são em Brasília. O Recife tem uma oportunidade muito grande de geração de emprego com a construção civil aqui”, declarou.
Contratações na saúde
Gilson Machado responde a pergunta sobre contratação de profissionais para área de saúde
Para a saúde, Gilson Machado prometeu fazer contratações, inicialmente de 700 profissionais, mas podendo chegar a até 1,1 mil. Ele criticou o horário de funcionamento dos postos de saúde, que, segundo ele, “fecham cedo”, e prometeu estender o horário para pessoas que “estão no engarrafamento”, bem como abrir as unidades nos fins de semana.
“A gente vai implantar a telemedicina para desafogar a fila dos postos de saúde, das UPAs, que estão superlotadas. Você pode ter na ponta, por exemplo, a senhora adoeceu em casa, ela pega o celular e entra em contato com o médico lá, que já recebe a receita. Isso é possível, fizemos no governo federal, no governo Bolsonaro na pandemia, inclusive, na Amazônia e no Mato Grosso, em vários locais. E quem assinou o meu plano de governo foi o ministro Marcelo Queiroga, é um ministro de estado que está assinando o meu projeto da saúde”, declarou.
UPAs veterinárias
Gilson Machado responde a pergunta sobre criação de emergências veterinárias
O candidato prometeu, ainda, criar emergências veterinárias no Recife, e que cada unidade deve custar em torno de R$ 1,1 milhão. Nesses locais, segundo ele, vai haver ambulatório, sala de emergência e salas de cirurgia e de recuperação. Também haverá, segundo ele, um brete, que é um equipamento para contenção de equinos.
“A gente tem que cuidar e vamos, sim, botar em cada UPA veterinária, um médico veterinário de plantão, 24 horas, e também auxiliares técnicos veterinários. Não é difícil, o Recife tem hoje mais de 200 mil animais de rua. Nós vamos também implementar o castramóvel em Recife, mas não basta apenas castrar o cachorro, o gato, ou a gata ou a cadela. Você tem que fazer também o pós cirúrgico. Então, a gente vai ter as UPAs veterinárias para isso junto, que já tem uma rede muito grande de pessoas voluntárias”, afirmou.
Crianças neurodivergentes
Gilson Machado responde a pergunta sobre educação para crianças neurodivergentes
Gilson Machado também foi questionado sobre propostas para a educação de crianças neurodivergentes. Ele disse que vai contratar profissionais para, em sala de aula, garantir a inclusão dessa população, bem como qualificar os professores e demais trabalhadores da educação.
Ele disse que uma das prioridades de sua gestão será o atendimento a famílias atípicas, como as que têm crianças com autismo e a síndrome congênita do zika vírus. Para isso, pretende pedir auxílio ao setor privado e utilizar a estrutura dos Centros Comunitários da Paz (Compaz).
“Vamos colocar uma sala, um espaço para criança autista e famílias atípicas com uma sala extra, sensorial, e com tudo o que pode ser feito. […] Quem tem problema de criança com autismo precisa disso daí para ontem. Você vê, uma mãe atípica passa em torno de dois anos na prefeitura para conseguir um laudo, porque no setor privado ela não consegue, porque é R$ 2 mil um laudo para aposentar a criança dela. E eu sei disso porque a minha vice-prefeita Leninha Dias, ela é mãe de uma menina autista, de 23 anos. Eu sei, a gente sabe como é o sofrimento de uma mãe atípica hoje aqui em Recife”, disse.
Considerações finais
Gilson Machado faz suas considerações finais
Confira, na íntegra, as considerações finais de Gilson Machado:
“Eu sou Gilson Machado, eu sou cristão, acredito em Deus, e o meu Deus é o Deus do impossível, e vamos conseguir chegar no segundo turno.”
Biografia
Gilson Machado Neto tem 56 anos, é veterinário e produtor musical. Foi ministro do Turismo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre dezembro de 2020 e março de 2022.
Antes, foi presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e secretário de Ecoturismo e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Em 2022, foi candidato ao Senado em Pernambuco, mas não foi eleito, terminando em segundo lugar, com 1,3 milhão de votos.
VÍDEOS: Clarissa Góes entrevista Gilson Machado (PL)

Mais Notícias