Santa Casa foi afetada e teve que remarcar exames e consultas. Instituto do Câncer também só manteve cirurgias de emergência. De acordo com o relato de moradores, o apagão já dura cerca de 4 horas Apagão atinge a região de Higienópolis, Santa Cecília e Consolação
Claudia Castelo Branco/Arquivo pessoal
Hospitais da região central de São Paulo estão sem luz nesta segunda-feira (18). Moradores dos bairros de Higienópolis, Santa Cecília, Vila Buarque e Consolação dizem que a falta de luz já dura quase cinco horas.
A Santa Casa, que fica em Santa Cecília, está sem luz, e geradores foram acionados nas áreas de emergência. O hospital informou, por meio de nota, que exames e consultas forma reagendados devido ao apagão.
Na emergência, pacientes relataram que o atendimento está demorado e que os funcionários estão fazendo as fichas dos pacientes com papel e caneta porque os geradores não mantêm os computadores funcionando.
A Enel diz que está tratando o caso com prioridade. “A empresa afirmou, ainda, que equipes já trabalham para reparar a situação e geradores serão disponibilizados para abastecer a Santa Casa e outros clientes prioritários da região.”
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O hospital particular Santa Isabel, vizinho à Santa Casa, também está sem energia elétrica, bem como o Instituto do Câncer Dr Arnaldo Vieira de Carvalho, que está funcionando a base de geradores e só manteve cirurgias de emergência.
Os moradores da região relataram que a situação está excepcionalmente difícil em razão do calor. De acordo com o CGE, a capital registrou máxima de 30ºC até as 13h desta segunda.
Pedro Sanches, que trabalha em uma faculdade na Vila Buarque, afirma que técnicos da Enel estão no local, mas a previsão de retorno da energia elétrica passou das 14h para às 16h.
A Enel informou, por meio de nota, que o problema se originou devido a “uma ocorrência subterrânea que atende à região de Higienópolis”.
Semáforo sem luz no Higienópolis após bairro sofrer com apagão nesta segunda-feira (18)
Claudia Castelo Branco/Arquivo Pessoal
Nas redes sociais, usuários reclamam da situação:
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
O que diz a Enel:
A Enel Distribuição São Paulo informa que, na manhã desta segunda-feira (18), uma ocorrência na rede subterrânea que atende à região de Higienópolis, na capital paulista, provocou interrupção no fornecimento de energia no local. Equipes da distribuidora estão trabalhando para identificar a causa e realizar os reparos. A Enel acrescenta que vai disponibilizar geradores para abastecer um hospital e outros clientes prioritários da região.
O que diz a Santa Casa:
Informamos que na manhã desta segunda-feira, 18, o Hospital Central ficou sem energia elétrica, devido a um apagão na Região Central.
Os atendimentos ambulatoriais e exames precisaram ser adiados e serão remarcados posteriormente.
O Hospital está sendo alimentado por geradores nas áreas de internação e emergências.
* Sob supervisão de Cíntia Acayaba