Com apenas três anos de idade, Pedro Henrique Costa já participava de competições na categoria da vaquinha parada, impressionava com seu talento e conquistava seus primeiros troféus. Hoje, aos 8 anos, já acumula 28 troféus em sua coleção. Apaixonado por montaria, menino de 8 anos coleciona troféus de competições de laço em Salto de Pirapora; ‘Quando crescer quero montar em Touro’
Arquivo Pessoal
Pedro Henrique Costa tem apenas oito anos, mas já impressiona muita gente pelo seu talento na montaria. Nascido e criado em um sítio de Salto de Pirapora (SP), já disputou mais de 100 competições de laço e coleciona títulos.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Acostumado com a vida no campo, Pedro Henrique já nasceu rodeado pelos animais da fazenda e, desde muito novo, já amava e se conectava com eles. Aprendeu a andar de cavalo com apenas um ano de vida e, ao completar dois anos, ganhou sua primeira égua, a Chalita.
Pedro Henrique nasceu e é criado em uma fazenda de Salto de Pirapora (SP).
Arquivo Pessoal
“Eu ganhei a Chalita quando eu era bem pequeno, e ela está comigo até hoje, ela participa comigo nas competições, nós somos muito amigos”, conta o pequeno cowboy.
A vida de competidor começou quando Pedro Henrique tinha três anos. Inicialmente, a participação era na categoria “vaquinha parada”, que usa um animal de madeira. “A gente já percebia que ele levava jeito”, afirma Adilson Costa, pai do garoto.
Pedro começou a competir na categoria ‘vaquinha parada’ aos 3 anos de idade.
Arquivo Pessoal
Pedro Henrique evoluiu graças a ajuda do pai e finalmente pôde competir na categoria laço comprido, na qual conquistou seu primeiro troféu. Para Adilson, o orgulho é grande, já que a tradição de montaria é algo passado de geração para geração na família.
“Eu fiquei muito emocionado vendo ele competir, pois eu nasci na lida. Isso já vem de gerações, desde os meus avós, meu pai, então fiquei muito orgulhoso. Quando mais novo eu também sonhava em participar mas, por condições financeiras, não foi possível. Hoje consigo proporcionar isso não só para o Pedro, mas para meus outros filhos que também competem. Faço tudo o que eu posso por eles, e me sinto realizado”, conta Adilson.
Amor pela vida na fazenda é passado de geração para geração.
Arquivo Pessoal
Colecionando troféus
Apesar da pouca idade, Pedro tem uma bagagem extensa de competições. No total, já foram mais de cem, nas categorias juvenil e até adulto.
Além dos 28 troféus conquistados até agora, o que também chama a atenção das pessoas é o fato do garoto competir sem usar o estribo, peça que é usada para dar impulso e montar o cavalo, e conseguir manter o equilíbrio durante a montaria.
Apaixonado por montaria, menino de 8 anos coleciona troféus de competições de laço em Salto de Pirapora; ‘Quando eu crescer quero montar em Touro’
Arquivo Pessoal
“Eu aprendi a andar sem estribo desde pequeno. Quando é dia de competição todo mundo me pergunta como eu consigo andar sem ele, até os mais velhos perguntam como eu me equilíbrio” destaca Pedro.
O talento e a facilidade nas competições fez com que Pedro fosse considerado um dos filiados mais jovens da Liga Classe A.
Apaixonado por montaria, menino de 8 anos coleciona troféus de competições de laço em Salto de Pirapora; ‘Quando eu crescer quero montar em Touro’
Arquivo Pessoal
Neste final de semana, Pedro Henrique e sua família embarcam em busca de mais um troféu e, pela primeira vez, fora do estado de São Paulo. A competição será no estado do Goiás, e a expectativa é grande.
“Eu estou muito ansioso, vai ser minha primeira vez competindo num lugar diferente. Estou muito feliz” celebra o pequeno.
Sonhando alto
Apaixonado por montaria, menino de 8 anos coleciona troféus de competições de laço em Salto de Pirapora; ‘Quando eu crescer quero montar em Touro’
Arquivo Pessoal
Assim como toda criança sonha e planeja o que vai ser quando crescer, não é diferente para Pedro Henrique. No entanto, seu maior sonho tem tudo a ver com a sua paixão.
“Quando eu crescer quero montar em Touro, é meu maior sonho, e eu vou conseguir”, celebra Pedro Henrique.
“Ele sabe fazer todo o serviço, abrir e fechar a porteira, cuidar dos animais, e desde pequeno laça os bois no campo, um espaço bem maior e mais livre do que na arena em que ele compete, por isso ele tira de letra o que ele faz”, continua o pai.
Pedro Henrique é nascido e criado em um sítio em Salto de Pirapora (SP), onde vive com a família
Arquivo Pessoal
Vivendo na fazenda “raiz”, a família não tem televisão em casa, e a alegria não só de Pedro, mas também dos seus irmãos é acompanhar os passos do pai na lavoura, e na lida. E é assim, seguindo os passos do pai e levando o legado da família adiante, que o menino sonha alto.
“Eu gosto muito de morar aqui (na fazenda), e no futuro quero continuar aqui, na lida, cuidando da fazenda e continuar montando não só em cavalos, mas em touro também” finaliza o pequeno cowboy.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM