Os moradores relatam mau cheiro e dificuldade para caminhar na praia. A Cetesb afirma que a situação é comum nesta época do ano. Peixes mortos chamam a atenção em praia do Indaiá, em Caraguatatuba
Peixes da espécie bagre apareceram mortos na praia Indaiá, em Caraguatatuba (SP), e causaram preocupação entre os moradores locais. As atividades pesqueiras podem ser a causa disso, segundo especialistas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com Cetesb, a instituição responsável por controlar, fiscalizar e monitorar atividades geradoras de poluição no estado de São Paulo, a captura de camarões e outros animais marinhos pode ser a casa da aparição dos animais mortos, já que alguns dos peixes ficam presos nas redes e acabam morrendo, sendo devolvidos ao mar, e as ondas os trazem de volta à praia.
A moradora Diocinira Martins Duarte registrou imagens do ocorrido. Segundo ela, os peixes estavam espalhados por toda praia.
“Eu venho todas as manhãs caminhar e achei um absurdo, muito perigoso, porque eles têm ferrões, aqui é uma praia que tem muita criança e os peixes ficam expostos, fora a quantidade de urubus”, contou.
Ainda de acordo com a Cetesb, isso é comum principalmente no período de pesca do camarão.
A a prefeitura de Caraguatatuba reforçou dizendo que orienta os pescadores a fazerem uma pesca com menos impacto ambiental possível e que acionou a Secretaria de Serviços Públicos para fazer uma limpeza na Praia do Indaiá.
Aparição de peixes mortos às margens da praia do Indaiá preocupam mordores de Caraguatatuba
TV Vanguarda/Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina