Apenas 21,6% dos jovens nessa faixa etária estão no ensino superior, de acordo com o INEP.
Crédito: Divulgação
O Brasil precisa intensificar os esforços para ampliar o acesso ao ensino superior. Os dados do Censo da Educação Superior são alarmantes: apenas 21,6% dos jovens entre 18 e 24 anos estão nas universidades. A desigualdade educacional é um dos grandes desafios do país, com os mais ricos tendo acesso a mais anos de estudo em comparação com os mais pobres. É urgente a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades e garantam que todos os jovens tenham acesso à educação de qualidade.
A baixa taxa de jovens no ensino superior é um problema complexo, com diversas causas.
Para a professora Debora Jeffrey, da Unicamp, “a situação econômica do país, a falta de políticas de educação e o incentivo ao empreendedorismo, em detrimento de uma política de educação superior, colaboraram diretamente para a procura dos jovens por essa etapa do 1 ensino”.
Já para o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, a desigualdade social é o principal obstáculo a ser superado.
Pensando em iniciativas que ajudem a reduzir estas diferenças, o PIESB (Programa de Incentivo ao Ensino Superior) oferece bolsas de estudo que podem ajudar muito na hora de se matricular em uma instituição privada. Por meio de uma parceria com empresas do interior de São Paulo, a instituição oferece descontos de até 65% em grandes universidades EAD da região.
Para se inscrever, basta acessar o site do PIESB: piesbonline.com.br. Por lá, é possível fazer um cadastro para concorrer ao benefício. São mais de 5 mil bolsas distribuídas apenas no último ano.
Depois de finalizado o formulário, seu perfil vai para uma análise socioeconômica e a equipe responsável pelo programa faz um contato para o agendamento de uma reunião online.