26 de janeiro de 2025

Após acusações de clientes por atraso na documentação, Matriz Veículos diz que enfrenta dificuldades financeiras


Defesa da empresa em Ribeirão Preto, SP, diz que está entrando em contato com consumidores para solucionar problemas. Compradores se dizem lesados porque não conseguiram transferir carros para nomes deles. Advogado de concessionária alega problemas financeiros para explicar falta de documentos
A defesa da Matriz Veículos, concessionária acusada por clientes em Ribeirão Preto (SP) de não entregar a documentação de transferência dos carros, informou nesta sexta-feira (24) que a empresa passa por dificuldades financeiras, mas que o problema é pontual e será regularizado.
Gustavo Henrique Cabral Santana, advogado da concessionária, disse que a empresa está entrando em contato com os clientes que se sentiram lesados para resolver a situação.
“O problema é financeiro, é uma empresa de mais de 20 anos em Ribeirão Preto, sempre teve bom nome no mercado e, devido aos problemas financeiros que o país vive nos últimos meses, acabou gerando um problema que atrasou as documentações. Mas, segundo a empresa, será regularizado”, disse.
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Espera sem solução
A EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou as queixas dos consumidores em reportagem exibida na última sexta-feira (17). Alguns deles acionaram a Justiça porque há cerca de um ano aguardam o documento de transferência dos veículos que compraram na loja.
Rafael Lopes de Souza e a enteada Isabela Randi aguardam documento de transferência do carro comprado na Matriz Veículos em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Sem a documentação, não é possível passar o veículo adquirido para o nome do comprador, o que acarreta uma série de transtornos e problemas.
Um dos consumidores sofreu um acidente de trânsito em 2024 com perda total do carro. Como o veículo não estava no nome dele, não pode acionar o seguro, o que resultou em mais prejuízo.
O empresário Rafael Lopes de Souza, que comprou um carro à vista para a enteada, também enfrenta dificuldades com a empresa. Ele diz que após fechar o negócio, o combinado por parte da Matriz Veículos era transferir o documento em até 30 dias.
Como isso não aconteceu, a família começou a cobrar o atraso e ainda descobriu que o carro tinha sido vendido com um financiamento em aberto.
Souza teme que o carro seja apreendido por possíveis dívidas. Ele diz que já entrou em contato com a Matriz Veículos várias vezes, mas que não recebeu soluções.
“Eles sempre falavam que estavam com o recibo na mão, que faltava a assinatura do responsável, mas esse recibo nunca veio. Até porque depois descobrimos que o carro ainda está financiado, ele tem uma alienação ao banco, então eles nunca iam conseguir fazer esse recibo mesmo para a gente”, afirma.
Concessionária Matriz Veículos funcionava na Avenida Maurílio Biagi em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Defesa garante regularização
Recentemente, a Matriz Veículos, que funcionava na Avenida Maurílio Biagi, fechou as portas.
O advogado da empresa afirma que os clientes foram avisados sobre o encerramento das atividades e disponibilizou canais de atendimento para manter o contato com os consumidores.
“Essas pessoas têm procurado a empresa, a empresa deixou os devidos avisos no local onde funcionava, está atendendo pelo celular, que inclusive foi divulgado no local da empresa e os casos estão sendo resolvidos, não na velocidade que as pessoas queriam, mas estão sendo resolvidos semanalmente.”
De acordo com Santana, os clientes que foram afetados com o atraso na documentação estão sendo procurados.
“A gente marca datas com os clientes, uma data final para a entrega do documento. As pessoas inclusive assinam isso. Eu não tenho uma média dos contratos, praticamente metade dos clientes já assinaram os contratos para entrega da documentação, toda a transferência da documentação inclusive o IPVA e o licenciamento 2025”, diz.
Apesar dos problemas financeiros, o advogado da empresa garante que há dinheiro em caixa para solução das pendências.
“Acaba passando pela entrada de dinheiro no caixa e vai regularizando. Ela não consegue fazer tudo hoje, mas todos terão o documento. A empresa está se desfazendo de ativos para atender todo mundo.”
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