16 de novembro de 2024

Após ‘boom’ na pandemia, número de candidatos a prefeito na região de Piracicaba cai 32%

Conforme o TSE, nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba, são 61 candidatos a prefeito ao todo este ano, sendo que a metrópole é a que concentra o maior número, com oito. ARQUIVO: Eleitor se prepara para votar na Escola Estadual Profª Olívia Bianco, em Piracicaba
Alessandro Maschio/G1
O número de candidatos a prefeito nas cidades da região de Piracicaba (SP) caiu 32% entre as eleições de 2020 e de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A queda vem após um “boom” de candidatos durante a pandemia da Covid-19. Entenda 👇
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Conforme o TSE, nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba, são 61 candidatos a prefeito ao todo este ano, sendo que a metrópole é a que concentra o maior número, com oito.
Já em 2020, ano de pandemia, foram 90 candidatos a prefeito nessas mesmas cidades. Na época, eram 12 candidatos somente em Piracicaba, além de 11 em Limeira, que é a segunda maior cidade a região.
Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 18 municípios da região
Antes da pandemia, por sua vez, em 2016, eram 71 candidatos aos cargos de chefe do Executivo nas cidades da região de Piracicaba. Veja no gráfico a variação por cidade 👇

Influência da pandemia
O “boom” de candidatos em 2020 teve relação com a pandemia da Covid-19, segundo a advogada e professora universitária e estudiosa da área de ciências sociais, Maria Lúcia Bressane Cruz.
ARQUIVO: Eleições 2020 na Escola Estadual Mirandolina de Almeida Canto, em Piracicaba
Alessandro Maschio/G1
Isso aconteceu porque a pandemia fez com que menos pessoas circulassem nas cidades e os partidos viram como oportunidade para fazer as campanhas online.
“O alto índice de candidatos novos na eleição passada se deu muito pela perspectiva de que uma eleição com menos gente na rua, com menos gasto de equipe mais focado na internet seria mais fácil para que os partidos menores pudessem ter chance real de eleição”, argumenta.
No entanto, a especialista completa dizendo que isso não se concretizou. “A maior parte dos partidos grandes é que conseguiram as prefeituras, mesmo num cenário pandêmico com o uso da internet.”
Já em relação à queda no número de candidatos este ano, Maria Lúcia explica que um dos fatores é que muitos prefeitos estão se candidatando à reeleição, e eles tendem a formar coligações, o que diminui o número de candidatos majoritários.
“Além disso, olhando como um cenário nacional, os cinco maiores partidos do Brasil já administram mais de 60% dos eleitores. Isso também dificulta que novos partidos ou partidos menores lancem candidaturas competitivas. Eles acabam preferindo focar em lançar candidatos a vereador, candidatos do Legislativo, para que possam fiscalizar posteriormente esses prefeitos”, completa.
Eleições 2024
Neste ano, os eleitores de todos os municípios vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A votação acontece nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, nas cidades que houver).
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
D
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias