16 de novembro de 2024

Após decisão judicial, mineradoras que atuam na região da Serra do Curral são alvo de fiscalização

Quatro mineradoras estão sendo alvo da operação que reúne representantes do Executivo e do Judiciário. Mineradoras que atuam na região da Serra do Curral são alvo de fiscalização
As mineradoras Fleurs Global, Gute Sicht, Empabra e Tamisa, que atuam na região da Serra do Curral, estão sendo alvo de uma fiscalização conjunta na manhã desta sexta-feira (23). Ainda não há um balanço com os resultados da operação.
O objetivo é verificar se as empresas estão cumprindo decisões judiciais recentes que proíbem ou limitam as atividades na região
Participam da operação o Ministério Público de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros.
Entrada da Empabra
Flávia Cristini/TV Globo
Nesta semana, uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou a suspensão imediata de todas as atividades de lavra de minério de ferro e de transporte e escoamento de materiais na Mina do Corumi, de responsabilidade da Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra).
No final de julho, uma decisão da Justiça Federal havia permitido que a mineradora realizasse apenas medidas emergenciais de segurança, previstas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que preveem a retirada de pilhos de minério previamente extraídos.
A Fleurs Global recebeu licenciamento ambiental para atuar na região no início deste mês. A liberação, por sua vez, não permite extração de minério, apenas tratamento e beneficiamento de minerais já extraídos, gestão de rejeitos e instalações de abastecimento de combustíveis.
Já as atividades da Taquaril Mineradora S.A (Tamisa) na região estão suspensas desde agosto do ano passado, também por decisão da Justiça Federal.
A Gute Sicht também teve as atividades suspensas, desta vez por decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), de abril de 2023.
O g1 entrou em contato com as empresas e aguarda retorno.
Esta reportagem está em atualização
Mineradoras atuam em região próximo à Serra do Curral.
Globocop
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Mais Notícias