O pátio, que fica no bairro Ipanema das Pedras, em Sorocaba (SP), foi alvo de denúncias de moradores pela preocupação com criadouros do Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (7), a TV TEM mostrou a situação do local. Prefeitura de Sorocaba usa drone para pulverizar pátio de veículos com mato alto
Após a TV TEM mostrar um pátio de veículos a céu aberto, que fica no bairro Ipanema das Pedras, na zona oeste de Sorocaba (SP), que foi alvo de denúncias de moradores devido à preocupação com criadouros do Aedes aegypti, a prefeitura foi até o local para vistoriar e pulverizar a região na tarde desta quinta-feira (7). A cidade registrou, até o momento, 1.598 casos de dengue.
De acordo com a prefeitura, foram vistoriados 1.600 imóveis somente na primeira semana de março. Durante as vistorias, 446 criadouros do mosquitos foram encontrados e 87 multas foram aplicadas.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O supervisor do Setor de Zoonoses, Fernando Henrique Simão, informou que a equipe encontrou alguns criadouros dentro dos veículos no pátio. O proprietário do local foi autado.
Além da autuação, a prefeitura informou que usou o drone que libera inseticida para pulverizar o pátio.
Pátio com carros gera preocupação em relação à dengue em Sorocaba
Fábio Modesto/TV TEM
“O pátio já é cadastrado no Setor de Zoonoses, que recebe visitas periódicas para aplicação de larvicidas. Toda vez que é constatado que tem água parada, são notificados para fazer remoção e em seguida há a aplicação de inseticida/larvicida”, informou em nota.
Um morador gravou um vídeo da ação do drone sobrevoando o pátio de veículos e enviou à TV TEM (veja acima).
Combate à dengue: Sorocaba intensifica fiscalização em terrenos públicos e particulares
Na segunda-feira (4), a prefeitura decretou situação de emergência devido ao surto de dengue em Sorocaba. O decreto, que tem duração de 90 dias, autoriza as equipes da Vigilância Epidemiológica a entrarem em imóveis abandonados e autuar moradores, além de permitir a contratação de profissionais temporários para atuar no combate à doença.
Ações nas casas
O supervisor da Zoonoses informou também que os agentes da vigilância epidemiológica permanecem fazendo visitas nas casas de todos os bairros de Sorocaba.
Conforme Fernando Simão, a nebulização feita nas casas é um trabalho complementar à eliminação de possíveis criadouros nas casas. Esta etapa, necessita da ajuda dos moradores.
“O inseticida só funciona na fase adulta do mosquito Aedes aegypti. Nas visitas de orientação, a gente tenta combater a fase larvária, que é a fase mais frágil do mosquito, pedindo para o morador eliminar o que pode acumular água. É importante que os moradores faça um ‘pente fino’ para eliminar esses criadouros da casa. Porque não adianta aplicarmos o inseticida para eliminar o mosquito, se ainda tem criadouros com potencial para novas larvas,” destacou.
Equipes da Vigilância Epidemiológica fazem visita nas casas para identificar criadouros do mosquito da dengue
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Atendimento de saúde ampliado
Na segunda-feira, a prefeitura informou que três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram a atender em horário ampliado para realização de exames, protocolo de hidratação de pacientes e atendimento de pessoas com sintomas da doença. São as unidades:
Fiori;
Hortência;
Simus.
As UBSs funcionarão das 7h às 22h, mas com exclusividade de atendimento a pacientes com sintomas de dengue das 19h às 22h.
Prevenção e cuidados
De acordo com o biólogo entomologista Giuliano Zacarin, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é mais propenso a atacar durante o período da manhã e no fim do dia.
“O horário propício para picadas do mosquito é entre 7h30 e 10h. Depois, entre 15h30 e 19h. Ele também pode atacar durante o período noturno, porém, as chances são menores”, explica.
Dengue: médico infectologista fala sobre riscos da doença
Para se prevenir, o profissional recomenda usar repelentes à base de icaridina. Além disso, as pessoas que possuem uma alta transpiração devem redobrar o cuidado:
“Todos devem tomar o cuidado possível, através do repelente de icaridina. É importante passar na região da cintura para baixo, na altura do voo do mosquito. Aqueles que transpiram bastante devem se cuidar mais ainda, já que o ácido lático e a temperatura mais elevada o atraem”, finaliza.
A população também deve contribuir com as ações de prevenção à proliferação do mosquito, evitando deixar objetos que acumulem água parada e limpa, limpando quintais, áreas verdes e outras imóveis que sirvam de criadouros do Aedes aegypti.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM