Mudanças no projeto de criação do novo secretariado foram enviadas pela Prefeitura de Uberlândia aos vereadores. Votação extraordinária ocorre nesta terça-feira (7).
Vereador Abatenio Marquez preferiu assumir mandato na Câmara de Uberlândia
Aline Rezende/Câmara de Uberlândia
Com a desistência do vereador Abatenio Marquez (PP), que foi indicado pelo atual prefeito Paulo Sérgio para assumir a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal em Uberlândia, o Executivo reconsiderou e não irá mais propor a criação da pasta.
Abatenio foi um dos nomes anunciados para compor o novo secretariado da Prefeitura de Uberlândia. No entanto, ele anunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (6) que declinou por preferir honrar os compromissos na Câmara Municipal, para onde foi reeleito pelo segundo mandato consecutivo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Com a decisão, o Município enviou uma nota à imprensa informando que, após a criação da pasta, o secretário municipal de Governo, Renato Rezende, responderia interinamente pela nova secretaria.
Mas, nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Uberlândia informou que enviou um novo projeto de lei para votação dos vereadores com mudanças na proposta da reforma administrativa municipal.
Entre elas, foi retirada a proposta de criação da Secretaria de Defesa do Consumidor, mantendo apenas a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Procuradoria-Geral do Município.
Secretarias desmembradas e renomeadas
O novo texto ainda trata do desmembramento da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, que agora responderão por duas pastas distintas.
Também é proposta a divisão da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação em Secretaria de Agronegócio e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio apresenta 26 secretários de governo
Licitação de funerárias é suspensa pela segunda vez em Uberlândia
Vereadores aprovam recomposição salarial de 4% aos servidores municipais de Uberlândia
O texto enviado à Câmara Municipal de Uberlândia propõe ainda a alteração do nome de duas pastas:
Secretaria Municipal de Obras, que passará a ser Secretaria Municipal de Infraestrutura
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que passa a ser Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
A sessão extraordinária para aprovação do PL da reforma administrativa, bem como da criação do benefício Tarifa Zero para estudantes que usam o transporte coletivo urbano, ocorre nesta manhã no plenário da Câmara.
Pronunciamento do vereador
O vereador Abatenio Marquez (PP) comunicou ao prefeito Paulo Sérgio e aos eleitores que declinou o convite para chefiar a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal, para o qual foi nomeado em dezembro. O anúncio foi feito pelo vereador nas redes sociais nesta segunda-feira (6). Veja o pronunciamento, na íntegra, mais abaixo.
“Declinei o convite para ser secretário. Primeiro, tenho que agradecer o honroso convite feito pelo prefeito, que muito me deixa feliz. Mas eu preferi seguir os meus eleitores, apoiadores, assessoria e família. Eles achavam que eu deveria ficar na Câmara Municipal para honrar os compromissos que fiz durante a campanha.
Nós andamos muito na cidade, muito foi dito, ouvi muito, fiz compromissos com a população e, assim, preferi ficar lá. E, assim, também ficar junto do prefeito Odelmo Leão na caminhada que ele resolva fazer.
É assim que preferi levar o meu mandato, na Câmara, representando o povo, defendendo a nossa cidade e o nosso povo. Doa a quem doer.”
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas