“Queria focar em algo construtivo, que fizesse minha filha sentir orgulho”, conta dona de negócio de cachaça na capital maranhense. A empreendedora Ana Valéria Ambrósio abriu uma exitosa empresa de cachaça na capital do Maranhão.
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Reinventar-se. Foi o que fez a enfermeira maranhense Ana Valéria Ambrósio, de 36 anos, há cerca de dois anos ao começar um pequeno negócio após enfrentar o fim de seu casamento. O momento foi de olhar para dentro de si e descobrir uma nova faceta: a de empreendedora do ramo de bebidas.
Em março de 2022, mês da Mulher, Ana Valéria abriu uma cachaçaria, em São Luís. Seu outro papel, o de mãe, a impulsionou nessa nova fase.
“Tinha acabado de sair de um divórcio, queria focar em algo construtivo, que fizesse minha filha sentir orgulho”, compartilha.
A filha da empreendedora, hoje com 11 anos de idade, participou do processo de criação do rótulo do produto, incluído em livro sobre a história de 200 anos da cachaça em 200 rótulos. A obra foi lançada em 2022 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.
Ao entrar no ramo de produção e venda de bebida alcoólica, um dos receios de Ana Valéria foi ser alvo de julgamentos negativos. “Tinha medo que pensassem que eu estava doida”, brinca.
Propondo posicionar o produto como um elemento capaz de proporcionar boas experiências com a família e amigos, a empreendedora pretende retirar da cachaça o estigma da associação com o alcoolismo. “Acho que o Maranhão como um todo precisa mudar a visão sobre a cachaça”, defende Ambrósio.
Uma das principais estratégias de comunicação da marca são as propostas criativas de consumo da cachaça, seja em drinks inusitados ou no preparo de pratos quentes e doces. Os números demonstram que a tática vem dando certo.
A cachaçaria de Ana produz 10 mil litros da bebida por ano, com distribuição dentro e fora do estado, principalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Segundo a empresária, seu maior desafio tem sido o de melhorar a habilidade de vendas, que ela vem desenvolvendo gradativamente desde o início do negócio em consultorias gratuitas e outras atividades oferecidas pelo Sebrae.
“Essas capacitações que o Sebrae dá, esses momentos de interação, eu acho sensacionais. Sou muito grata ao pessoal do Sebrae Maranhão”, avalia.
De acordo com a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, o apoio da instituição ao empreendedorismo feminino é estratégico, pois contribui para que o Maranhão seja um estado mais justo e próspero.
“Fortalecer os negócios liderados por mulheres significa promover mais dinamismo no mercado, gerar mais oportunidades e estimular que mais mulheres busquem o empreendedorismo por oportunidade, mais que por necessidade”, ressalta.
Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves.
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Perfil da Empreendedora Maranhense
De acordo com estudo recente produzido pelo Sebrae a partir de microdados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua do 4º trimestre de 2023, o Maranhão possui 305.352 empreendedoras, o que corresponde a 33,5% dos donos de negócio no estado. Desse total, 285.472 trabalham por conta própria e 19.880 são empregadoras.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 41.312 empreendedoras atuantes no estado, cerca de 14%, possuem empresa formalizada.