26 de dezembro de 2024

Após divórcio, enfermeira maranhense encontrou no empreendedorismo uma chance de recomeçar

“Queria focar em algo construtivo, que fizesse minha filha sentir orgulho”, conta dona de negócio de cachaça na capital maranhense. A empreendedora Ana Valéria Ambrósio abriu uma exitosa empresa de cachaça na capital do Maranhão.
Divulgação
Reinventar-se. Foi o que fez a enfermeira maranhense Ana Valéria Ambrósio, de 36 anos, há cerca de dois anos ao começar um pequeno negócio após enfrentar o fim de seu casamento. O momento foi de olhar para dentro de si e descobrir uma nova faceta: a de empreendedora do ramo de bebidas.
Em março de 2022, mês da Mulher, Ana Valéria abriu uma cachaçaria, em São Luís. Seu outro papel, o de mãe, a impulsionou nessa nova fase.
“Tinha acabado de sair de um divórcio, queria focar em algo construtivo, que fizesse minha filha sentir orgulho”, compartilha.
A filha da empreendedora, hoje com 11 anos de idade, participou do processo de criação do rótulo do produto, incluído em livro sobre a história de 200 anos da cachaça em 200 rótulos. A obra foi lançada em 2022 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.
Ao entrar no ramo de produção e venda de bebida alcoólica, um dos receios de Ana Valéria foi ser alvo de julgamentos negativos. “Tinha medo que pensassem que eu estava doida”, brinca.
Propondo posicionar o produto como um elemento capaz de proporcionar boas experiências com a família e amigos, a empreendedora pretende retirar da cachaça o estigma da associação com o alcoolismo. “Acho que o Maranhão como um todo precisa mudar a visão sobre a cachaça”, defende Ambrósio.
Uma das principais estratégias de comunicação da marca são as propostas criativas de consumo da cachaça, seja em drinks inusitados ou no preparo de pratos quentes e doces. Os números demonstram que a tática vem dando certo.
A cachaçaria de Ana produz 10 mil litros da bebida por ano, com distribuição dentro e fora do estado, principalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Segundo a empresária, seu maior desafio tem sido o de melhorar a habilidade de vendas, que ela vem desenvolvendo gradativamente desde o início do negócio em consultorias gratuitas e outras atividades oferecidas pelo Sebrae.
“Essas capacitações que o Sebrae dá, esses momentos de interação, eu acho sensacionais. Sou muito grata ao pessoal do Sebrae Maranhão”, avalia.
De acordo com a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, o apoio da instituição ao empreendedorismo feminino é estratégico, pois contribui para que o Maranhão seja um estado mais justo e próspero.
“Fortalecer os negócios liderados por mulheres significa promover mais dinamismo no mercado, gerar mais oportunidades e estimular que mais mulheres busquem o empreendedorismo por oportunidade, mais que por necessidade”, ressalta.
Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves.
Divulgação
Perfil da Empreendedora Maranhense
De acordo com estudo recente produzido pelo Sebrae a partir de microdados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua do 4º trimestre de 2023, o Maranhão possui 305.352 empreendedoras, o que corresponde a 33,5% dos donos de negócio no estado. Desse total, 285.472 trabalham por conta própria e 19.880 são empregadoras.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 41.312 empreendedoras atuantes no estado, cerca de 14%, possuem empresa formalizada.

Mais Notícias