15 de janeiro de 2025

Após enchentes, representantes de cidade do RS visitam estrutura da Defesa Civil de Blumenau

Município de São Jerônimo foi um dos mais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Entre assuntos conversados estão sistemas de monitoramento, planos de contingência e ações de recuperação. Casa foi parar sobre outro imóvel em São Jerônimo (RS).
GloboNews/Reprodução
Representantes da cidade de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, estiveram nesta quarta-feira (12) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, para conhecer a estrutura da Defesa Civil do município. Entre assuntos conversados estão sistemas de monitoramento, planos de contingência e ações de recuperação.
A cidade de São Jerônimo foi uma das atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul. A região chegou a ficar isolada, recebendo auxílio por helicópteros. Neste momento, o município está na fase de reconstrução.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“É bem precária ainda a situação. Iniciando uma reconstrução a partir da limpeza. Muitas pessoas estão sendo assistidas pelo poder público, doações, muita participação do estado de Santa Catarina, que é muito importante. Mas é o início de tudo, de uma reconstrução que vai demorar um tempo ainda”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de São Jerônimo, Filipe Almeida (PDT).
Representantes de cidade do RS vão a Blumenau conhecer estrutura da Defesa Civil
Representantes da Casa Legislativa gaúcha conversaram com o secretário de Defesa Civil de Blumenau. No ano passado, a cidade catarinense já tinha recebido uma comitiva gaúcha, do Vale do Taquari, para trocar experiências sobre Defesa Civil.
Este ano, depois da tragédia no Rio Grande do Sul, os representantes de São Jerônimo são os primeiros a virem pessoalmente na Prefeitura de Blumenau para conhecer a estrutura de Defesa Civil.
Na reunião, foi falado sobre um passo a passo do planejamento que existe na cidade em casos de desastres naturais.
“Antes do evento, o que você tem que fazer? Você tem que ter informações para repassar informações da população, que é a nossa meteorologia. Segundo, preparar a população. Não adianta nós termos informação e a população não saber o que fazer. Todo ano, nós fizemos pelo menos um simulado envolvendo todas as comunidades da nossa cidade”, explicou o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina.
“E o terceiro é saber como fazer durante e depois, exatamente como se comportar. Que a população saiba quando precisa sair da sua casa, quando precisa buscar um local seguro. E depois aguardar a orientação da Defesa Civil para poder retornar às suas casas com segurança”, completou o secretário.
O presidente da Câmara de Vereadores de São Jerômino disse que vai levar à cidade gaúcha o aprendizado. “A gente vai levar um pouco de alguma ideia para implantar no município. Os sensores, com as réguas e os pluviômetros, acho que é levar alguma coisa para tentar implantar nos nossos rios. A gente não tem nada”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias